Montadoras se juntam para criar fundo de pesquisa para carro autônomo

As fabricantes de automóveis ainda não conseguiram desenvolver um carro que dirige sozinho, mas o Google sim; e isso é um grande problema para as empresas. Na esperança de recuperar o atraso, a Ford, Toyota e Volkswagen se uniram a Nvidia, Samsung, Qualcomm e Panasonic para financiar pesquisas de inteligência artificial.

De acordo com a Bloomberg, cada membro da aliança, batizada de DeepDrive, irá doar US$ 300 mil para a Universidade da Califórnia em Berkeley para criar esse centro de pesquisa e desenvolvimento. Este é um raro momento de cooperação empresarial de companhias automobilísticas no setor de inteligência artificial visando desenvolver carros autônomos além do Google Car.

O dinheiro arrecadado será usado para ajudar em projetos na universidade, sendo que as montadoras poderão dar seu feedback sobre a pesquisa. Em termos empresariais, US$ 300 mil pode não parecer muito dinheiro, mas no total, a doação irá possibilitar o trabalho de até 30 alunos de pós-graduação por ano.

Além disso, essa é uma maneira barata e eficiente de se preparar para o futuro. "Se as fabricantes de veículos não forem para as pranchetas tentar descobrir como fazer os carros andarem sozinhos, daqui alguns anos elas estarão fora”, afirma o analista de automóveis da Gartner, Thilo Koslowski.

Para a universidade, essa é uma oportunidade de obter financiamento sem ter de atrasar publicações a mando de um patrocinador. Em pesquisas corporativas é comum as empresas pedirem para rever os resultados antes da publicação geral, o que pode atrasar o trabalho em meses. Além disso, é também uma maneira de os pesquisadores testarem suas ideais no mundo real.

Entre os desafios que a DeepDrive precisa resolver estão o desenvolvimento de um software para prever como um pedestre vai se comportar, sensores do veículo, tecnologia que consiga dirigir em terrenos incomuns e técnicas que permitam que a máquina aprenda com motoristas humanos.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ