Nada de concreto e aço, cidades do futuro serão feitas de ossos

Já pensou em morar em uma casa feita de ossos? Pesquisadores da Universidade de Cambridge estão procurando formas de expansão das cidades mais sustentáveis do que à base de concreto e aço.

Ambos os materiais são responsáveis por até um décimo das emissões de carbono em todo o mundo. Antes mesmo de chegar a um local de construção, os produtos devem ser processados em temperaturas muito altas, prejudicando o meio ambiente.

O objetivo é criar novos materiais de construção, que ao mesmo tempo sejam fortes e sustentáveis. "O que estamos tentando fazer é repensar a maneira que fazemos as coisas", afirma a bioengenheira, Michelle Oyen, do Departamento de Engenharia da instituição.

Oyen desenvolve amostras de ossos e cascas de ovos artificiais que podem ser usados em implantes médicos, mas ela afirma que o projeto pode ser ampliado e utilizado como materiais de construção.

Os ossos e cascas de ovos artificiais são compostos de proteínas e minerais capazes de garantir resistência, assim como os originais. Os pesquisadores ainda tentam levar para os materiais a capacidade de auto cura encontrada nos ossos quando são fraturados.

O maior desafio que a pesquisadora vê é o conservadorismo da construção civil. "Todos os nossos padrões de construção tem em mente o concreto e o aço. Construir com novos materiais significaria repensar completamente a indústria. Mas se você quiser fazer algo realmente transformador para reduzir as emissões de carbono, então eu acho que isso é o que temos que fazer”, explica.

Madeira
O arquiteto Michael Ramage, do Departamento de Arquitetura é outro pesquisador de Cambridge que acredita que precisamos expandir o uso de materiais naturais em edifícios. Ele defende o uso da madeira na construção de edifícios altos.

Além de ser um recurso renovável, em relação ao aço e concreto, a madeira também reduziria custos, peso total dos prédios e o barulho nas cidades, pois as peças seriam fabricadas fora e levadas para o local da construção somente para montagem.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ