Nova memória da Samsung permitirá placas de vídeo 7 vezes mais rápidas

A Saumsung anunciou hoje que começará a produzir em massa um novo tipo de memória volátil de alta performance que promete ser, segundo a empresa, até sete vezes mais rápida que as memórias usadas em placas de vídeo atualmente.

Trata-se de memória RAM dinâmica, ou DRAM, de alta largura de banda de segunda geração (HBM2). A Samsung começa hojoe a produzir pacodes de 4GB dessa memória, e pretende começar a produzir pacotes de 8GB ainda esse ano.

De acordo com a Samsung, seus pacotes de DRAM HBM2 oferecerão uma largura de banda de até 256 GBps - o suficiente para transferir cerca de 100 filmes em Full HD por segundo. Placas de vídeo atuais, que usam memória DRAM GDDR5, têm cerca de 36GBps de largura de banda.

Segundo a empresa, os novos pentes de memória ainda trarão uma "economia de espaço de até 95%". Isso sugere que as placas de vídeo das próximas geração poderão ser consideravelmente menores que as atuais. 

Além de sua utilização em placas de vídeo, as novas memórias são voltadas para computação de alta performance, sistemas gráficos avançados e sistemas de redes.  

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ