Novo painel solar consegue gerar energia através da chuva

Os painéis solares são uma boa opção de energia renovável. Porém, durante a noite ou quando o tempo está nublado, o sistema acaba não trabalhando em seu potencial máximo. Uma equipe de cientistas de Qingdao, na China pode ter encontrado uma solução para esse problema.

Eles desenvolveram um painel com uma camada de grafeno que é capaz de gerar energia a partir de gotas de chuva.

O grafeno tem sido um tema quente de pesquisa desde a sua descoberta em 2004. Ele é constituído por uma camada única estrutura de espessura de átomos de carbono com um número de propriedades notáveis como alta condutividade térmica e elétrica. Trabalhos mostraram que o grafeno pode ser utilizado para gerar energia ao ser exposto à água salgada.

No caso do painel, quando entra em contato com a chuva, ele forma uma camada de íons positivos graças à pequena quantidade de sal presente na água, que ao interagir com a carga negativa gera eletricidade, como se fosse uma bateria.

Isso é tudo muito impressionante na teoria, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que este painel solar pode ter um impacto real na geração de energia alternativa. Os pesquisadores foram capazes de gerar algumas centenas de microvolts em cada painel, o que é comparável a uma pilha AA.

Além disso, a conversão de energia foi somente de 7%, muito inferior aos 30% que painéis solares de alta qualidade conseguem gerar. Os pesquisadores também utilizaram água com alto teor de sal para os testes – a agua da chuva tem uma concentração de sal bem menor, logo, gera menos energia.

Via Geek

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ