Pesquisa: em 20 anos robôs podem ocupar metade dos empregos

Um estudo realizado pelo Nomura Research Institute mostra que nos próximos 30 anos, quase metade dos trabalhos existentes no Japão podem ser realizados por robôs. A pesquisa, que foi feita em parceria com a Universidade de Oxford, estudou a mesma questão nos Estados Unidos e no Reino Unido, analizando mais de 600 empregos. De acordo com os resultados obtidos, até 49% das vagas podem ser substituídas por sistemas de computadores.

A equipe analisou de que forma cada emprego pode ser automatizado levando em conta o nível de criatividade necessária para desempenhá-la. Na prática, os trabalhos braçais, de entrega e da área agrícola entram na lista como um dos mais prováveis de serem substituídos. Entre as áreas mais difíceis de serem ocupadas por robôs estão a escrita e o ensino.

Nos Estados Unidos, o índice de "substituição" por robôs é de 47% de todos os postos de trabalho existentes, enquanto no Reino Unido o valor é de 35%. "Mas este é apenas um cálculo técnico hipotético. Ele não leva em conta fatores sociais" , explica Yumi Wakao, líder da pesquisa no Japão.



Via Engadget

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ