Pesquisadores criam pele elástica e luminosa para robôs; veja

Pesquisadores da Universidade de Cornell criaram um material eletroluminescente e elástico capaz de se esticar até 6 vezes seu tamanho original sem perder a luminescência. Chamado de HLEC (hyper-elastic light emmiting capacitors, ou capacitor emissor de luz hiperelástico), o material pode ser usado como revestimento para robôs elásticos ou como superfície interativa.

Além de brilhar, o material também é capaz de mudar de cor, o que lhe confere outra propriedade interessante. "Nós podemos pegar esses píxels que mudam de cor e colocá-los em robôs, e agora temos robôs que mudam de cor", disse Rob Shepherd, o pesquisador que liderou os trabalhos. Ele acredita que isso será importante no futuro, pois permitirá que os robôs mudem de cor em resposta a certos estímulos.

A junção dessas propriedades permite que o material seja usado como revestimento para robôs com articulações. Isso porque, como ele pode ser dobrado e amassado sem se apagar, ele consegue recobrir o robô mesmo em partes dobráveis ou que se torcem, conforme mostra o vídeo abaixo:



Outra aplicação interessante para a tecnologia seria a criação de dispositivos vestíveis flexíveis. Atualmente, a maioria dos aparelhos desse tipo são rígidos com uma pulseira maleável (como o Apple Watch). No entanto, esse material permitiria a criação de aparelhos que se moldassem totalmente ao corpo do usuário. "Você poderia ter um elástico que envolve o seu braço e mostra informações", disse Shepherd.

Vale notar também que a pesquisa do grupo teve financiamento do Army Research Office (Escritório de Pesquisa do Exército) dos EUA, o que também aponta para outra possível aplicação da tecnologia: camuflagem. Uma roupa criada a partir desse material poderia mudar de cor para se confundir com o ambiente, semelhante à "OctoCamo" de Old Snake em Metal Gear Solid 4

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ