Fabio Coelho

Presidente do Google Brasil defende diálogo entre operadoras e WhatsApp

Marcelo Gripa 25/08/2015 12h55
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Embora não esteja diretamente envolvido na polêmica entre as operadoras e o WhatsApp, o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, afirmou ser favorável a uma discussão "sem paixão" de ambos os lados. "Tem uma série de forças competitivas que, em algum momento, têm de se ajustar", disse em evento realizado hoje, em São Paulo.

O executivo explica que disputas desta natureza surgem porque, normalmente, "o fato precede a legislação", criando um ambiente de incertezas. Neste novo cenário, recomenda ele, é importante que cada elemento da cadeia de valor seja remunerado de alguma forma, sem prejudicar o consumidor. "A gente sempre vai buscar ser pró-mercado".

Na disputa com o WhatsApp, no entanto, as teles já detêm uma fatia do bolo. "Vale lembrar que quem trouxe o WhatsApp para dentro das plataformas foram as próprias empresas de telecomunicações, que cobram por isso através de seus planos de dados", ressalta Coelho.

"Pagamos todos os impostos"

Na semana passada, o Google entrou na mira do governo. O ministro das comunicações, Ricardo Berzoini, incluiu o YouTube na lista dos serviços "Over the Top", acusados de sobrecarregar a internet brasileira com seu grande volume de tráfego. Segundo o ministro, a saída para o descompasso seria a regulação destas plataformas.

Para Coelho, no entanto, não há nada de errado na atuação do Google. "Nós pagamos todos os impostos no Brasil; somos uma empresa de tecnologia que é tributada como tal", explica o executivo. Além disso, segundo ele, o relacionamento com o governo brasileiro é "excelente".

WhatsApp x operadoras

A Vivo foi a primeira a "comprar briga" com o WhatsApp, acusando o aplicativo de pirataria. O próximo passo das operadoras é questionar a legalidade do aplicativo junto à Anatel, argumentando a prática de concorrência desleal. Segundo as telcos, as plataformas americanas precisam investir em estrutura própria para oferecer seus serviços por aqui. 

Google Netflix Whatsapp
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você