Reino Unido começará a testar caminhões autônomos ainda em 2016

O governo do Reino Unido deverá separar orçamento nesse mês para um teste envolvendo caminhões autônomos em suas estradas ainda esse ano. De acordo com o Times, o financiamento desse teste seria parte de uma "revolução tecnológica das estradas".

Os testes envolverão comboios de dez caminhões de carga sendo conduzidos de maneira autônoma por uma parte específica das estradas do país. Movendo-se dessa maneira, em grupos, os veículos consomem menos combustível. Segundo a BBC, trata-se de uma proposta do chancellor George Osborne para agilizar as entregas e reduzir o congestionamento nas estradas.

Estradas difíceis

Edmund King, o presidente da Associação de Automóveis (AA) do Reino Unido, disse à BBC que acredita ser "muito difícil" um esquema de caminhões autônomos ser implementados na região. Isso porque as estradas do país têm muitas entradas e saídas.

O local de testes, portanto, será um pedaço da rodovia M6, que tem menos trânsito e um número um pouco menor de vias de acesso. Com isso, os veículos conseguirão se mover com menos obstáculos, e o comboio será um empecilho menor ao trânsito da região.

O governo ainda não decidiu qual será o veículo testado nas estradas. É provável, contudo, que se trate de um caminhão da Daimler, já que a Alemanha já testou um veículo autônomo dessa amrca em suas estradas. Os caminhões da Daimler possuem uma função "piloto automático" que lhes permite navegar sem a necessidade de interações humanas. No entanto, eles exigem também a presença de um motorista humano durante toda a viagem. 

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ