Resultado negativo do Yahoo! tem culpado

Compra de espaços publicitários em tempo real contribuíram com a queda na receita trimestral da companhia

Stephanie Kohn 17/07/2013 12h15
Yahoo
A A A

Os acionistas do Yahoo! estão loucos para saber por que os resultados trimestrais da companhia ficaram abaixo do esperado. Aparentemente, o Real Time Bidding (RTB), tecnologia de compra de espaços publicitários em tempo real, pode ser o culpado pela queda dos preços de anúncios da empresa, e o consequente resultado.

Os RTBs são anúncios comprados e vendidos em leilões online automatizados. Eles são projetados para encontrar inventários de anúncios com os menores preços disponíveis e, portanto, baixam a média dos valores de publicidade das empresas. Neste caso, do Yahoo!.

Dois analistas de mercado chegaram a questionar Marissa Mayer, presidente da companhia, sobre o efeito do RTB, de acordo com informações do Business Insider. A executiva concordou que a compra de publicidade em tempo real está trazendo impacto negativo aos negócios da empresa e afirmou que irá mudar estratégias para inverter a tendência.

"Nós podemos fazer algo melhor. Este será um objetivo claro para gente", comentou.

No entanto, para o analista da B. Riley Sammet Sinha, a mudança no RTB não será fácil e, muito menos, rápida. Ele acredita que o Yahoo! poderá ter mais um ano inteiro sem nenhum crescimento de receita até que a compra de anúncios volte a oferecer dinheiro à companhia.

Últimos resultados

Os resultados financeiros do Yahoo! não atenderam às expectativas de acionistas. Os números do segundo trimestre fiscal de 2013 apontam leve redução de receitas, apesar da alta nos lucros.

Durante os últimos três meses, que se encerraram em 30 de junho, a empresa faturou US$ 1,1 bilhão, o que representa uma queda de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, e lucrou US$ 137 milhões, uma alta de 150% se comparado a 2012.

A empresa destacou quedas em receitas na área de publicidade da empresa, onde o valor caiu em 12% de um ano para o outro, e no setor de buscas, onde o valor arrecadado caiu em 9%. Como pontos positivos, a empresa destacou "a aceleração do ritmo de inovações", com o lançamento de novos produtos e serviços para diversas plataformas.

Os papéis da empresa, que fecharam o dia em uma baixa de 1,68% sofreram nova queda durante o after-market de cerca de 1,45%, sendo trocados a US$ 26,45. 

Para saber mais sobre os negócios do Yahoo!, leia aqui uma matéria que revela as principais contribuições da presidente, Marissa Mayer, em seu primeiro ano à frente da empresa. 

Yahoo! resultado Publicidade online
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você