Olhar Digital Pro

Robô enfermeiro

Robôs podem substituir enfermeiros em pouco tempo

Juliana Américo 03/10/2016 11h24
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Os robôs estão aos poucos começando a ocupar o lugar de trabalhadores humanos. No entanto, um movimento que estava se concentrando, principalmente, no setor de produção tende a se expandir para a área de saúde.


Países que já apresentam sinais de envelhecimento populacional, como o Japão, preveem que irá faltar mão de obra na área da saúde. Por isso, a Toyohashi University of Technology desenvolveu o Terapio, um carrinho médico robótico capaz de realizar rondas hospitalares e entregar medicamentos e outros itens.

Este tipo de robô provavelmente será um dos primeiros a ser implementado em hospitais, uma vez que tem pouco contato com os pacientes e consegue se integrar a equipe médica. Mas além de ser usados em hospitais, essa nova classe de robôs pode auxiliar cuidadores e asilos. A Pearl, por exemplo, lembra os pacientes de tomar seus remédios e outros compromissos.

Os desenvolvedores do robô querem evitar que os pacientes fiquem dependentes da Pearl, o que poderia acelerar lapsos de memória devido à falta de práticas e responsabilidades. A programação dela ainda permite flexibilidade e capacidade de resposta às situações, uma vez que nem tudo acontece exatamente como o programado.

Já o Robear consegue ajudar o paciente a se sentar, levantar e caminhar, o que ajuda no trabalho com pessoas com mobilidade reduzida.

Vale lembrar que os enfermeiros robóticos ainda não são capazes de decidir o curso de um tratamento ou fazer diagnósticos. Em vez disso, eles executam tarefas rotineiras e difíceis, permitindo que os enfermeiros humanos possam atender os pacientes com necessidades imediatas.

Via The Daily Beast

Saúde Tecnologia Robôs
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você