Saiba como desabilitar as pesadas atualizações do Windows 10

Após a polêmica envolvendo usuários do Windows 10 e Microsoft na semana passada, em que a empresa era acusada de forçar o download e instalação de um arquivo de até 6GB - o Olhar Digital preparou uma saída para você que não quer ter dor de cabeça com as atualizações obrigatórias do novo sistema operacional.

Embora seja pouco conhecida, já que a própria Microsoft não indica a possiblidade de desativar as atualizações, existe uma ferramenta (em inglês) que pode ser baixada direto do site da Microsoft e que, além de permitir que o usuário gerencie por contra própria quais atualizações deseja efetuar na máquina, ainda elimina os insistentes avisos de updates. Clique aqui para baixar e instalar a ferramenta oficial da Microsoft.

Após instalar o recurso KB3073930, uma janela inicial aparece para o usuário com a opção de mostrar ou esconder os updates ("Show or hide updates") que porventura estejam em espera para serem efetuados, ou os que estão agendados para serem efetuados automaticamente na máquina.
Reprodução
Ao clicar no recurso, uma varredura será feita pelo aplicativo na máquina para estipular com exatidão os updates que estão prestes a serem baixados pelo sistema. Essa operação pode demorar mais de meia hora, pois é bastante abrangente – e também inclui programas fora da grade do Windows com a mesma autonomia para downloads automáticos.
Reprodução
Após terminada a análise do sistema, a opção de esconder as atualizações estará disponível. Basta clicar em "Ocultar atualizações" (Hide updates). A segunda opção, que é "Mostrar Atualizações Ocultas" (Show hidden updates), só estará disponível após a primeira utilização da ferramenta - obviamente.
Reprodução
Ao clicar em "Hide Updates", o usuário pode visualizar as atualizações pendentes e assim administrar por conta própria se deseja efetuá-las ou não, tendo o controle definitivo sobre o que é baixado na máquina. Para desabilitar as atualizações preteridas, basta selecioná-las e clicar em "Next".
Reprodução
Pronto! Sua máquina com Windows 10 estará livre dos downloads automáticos da Microsoft e outros.

Revertendo o processo

Para reverter o processo, o usuário precisa acessar a segunda opção na página principal da ferramenta: "Mostrar Atualizações Ocultas" (Show hidden updates).
Reprodução
Na sequência, é preciso selecionar as atualizações que usuário deseja habilitar e clicar novamente em "Next". É importante lembrar que após esse processo, as atualizações dos programas selecionados serão efetuadas automaticamente, conforme a configuração original do sistema operacional.
Reprodução
É importante lembrar que, embora desabilitar atualizações seja uma mão na roda para usuários do novo Windows, alguns updates - principalmente os oficiais - podem ser essenciais para segurança e privacidade do usuário. E essa dica vale para qualquer sistema operacional.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ