SpaceX pretende relançar um de seus foguetes até outubro

A SpaceX, empresa de Elon Musk voltada para o desenvolvimento de foguetes espaciais reutilizáveis, pretende relançar pela primeira vez um dos quatro foguetes que ela já conseguiu trazer com segurança de volta à Terra. O relançamento deve acontecer entre setembro e outubro.

O CEO da empresa, Elon Musk, revelou os planos por meio de sua conta no Twitter. O anúnciou foi feito ao lado de uma foto do foguete Falcon 9 chegando ao hangar. O Falcon 9 foi responsável pelo lançamento do satélite de comunicações Thaicom 8, e voltou à Terra pousando no navio autônomo Of Course I Still Love You no dia 28 de maio desse ano:

Na época do pouso, Musk chegou a comentar que o foguete havia sido danificado pelo calor e velocidade extremos que o foguete adquiriu durante sua reentrada na órbita terrestre. Inicialmente, os planos da empresa eram de fazer o relançamento entre maio e junho, mas não foi possível seguir esse cronograma.

Esse não foi o primeiro foguete da SpaceX a voltar do espaço com segurança. O primeiro deles voltou à Terra no dia 21 de dezembro de 2015, pousando com segurança numa base terrestre no Cabo Canaveral, na Flórida. Em seguida, no dia 11 de abril de 2016, a empresa conseguiu realizar seu primeiro pouso de foguete em um navio autônomo no meio do oceano.

Com o sucesso dessas missões e o eventual relançamento do Falcon 9, foguetes reutilizáveis se tornam uma realidade mais próxima. O CEO da SpaceX estima que, com essa possibilidade, os custos de se realizar um lançamento espacial serão reduzidos a um centésimo do que são atualmente.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ