Uber pode ter frota de carros autônomos; empresa sondou montadoras

O Uber andou sondando com algumas montadoras, como Volkswagen Audi, Daimler AG – fabricante da marca Mercedes-Benz – e BMW, a compra de carros autônomos. Uma frota de veículos que dirigem sozinhos poderia ajudar a reduzir os custos da empresa.

Uma fonte da indústria automobilística, que não quis se identificar, informou que o Uber estava fazendo a cotação que quanto custaria comprar um carro autônomo quando estes fossem liberados no mercado.

Na sexta-feira passada, 18, a empresa também encomendou, pelo menos, 100 mil unidades do Mercedes-Benz S-Class. Em 2013, a companhia demonstrou que o carro poderia dirigir sozinho, com uma viagem autônoma de 103 km entre as cidades de Mannheim e Pforzheim, na Alemanha.

Apesar de o interesse do Uber no sistema autônomo, executivos da indústria automobilística estão receosos de fazer acordos com os recém-chegados no ramo da tecnologia e que ameaçam derrubar modelos tradicionais de negócios.

Além disso, a BMW admitiu que estava considerando lançar o seu próprio serviço de motoristas, o que equivaleria a mais uma empresa rival do Uber no mercado.

Mercado de carros autônomos
Os chamados "veículos autônomos" tem sido durante anos um sonho distante, mas a tecnologia avançou bastante com a ajuda do Google e seu protótipo que já está em teste nas ruas.

Analistas do banco BNP Paribas acreditam que o mercado da tecnologia de condução automática será de US$ 25 bilhões em 2020, apesar de não esperar veículos totalmente automatizados até 2025 ou 2030.

O maior obstáculo para os carros sem motoristas tem sido a questão da responsabilidade em caso de um acidente. A maioria dos países são signatários da Convenção de 1968 das Nações Unidas sobre o Trânsito Rodoviário, que estipula que uma pessoa, ao invés de um computador, deve estar no controle de um veículo.

Via Fortune

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ