Universidade realiza primeira corrida de drones controlados pelo cérebro

Corridas de drones não são novidade, tanto que a ESPN anunciou que irá passar a transmitir as competições a partir de agosto. A grande novidade é que a Universidade da Flórida fez uma corrida de drones controlados diretamente pelo cérebro.

Na semana passada, a instituição usou pela primeira vez a tecnologia BCI (Brain-Computer Interface) para fazer 16 pilotos controlarem drones do modelo DJI Phantom através de ondas cerebrais por 9 metros.

Funciona assim: os pesquisadores analisaram quais eram os sinais elétricos enviados pelo cérebro quando uma pessoa pensa, por exemplo, em algo sendo empurrado para frente e depois usaram esses comandos para o controle dos robôs. Dessa forma, uma atividade neuronal semelhante permite mover o drone para frente.

Veja o vídeo abaixo:

A BCI ainda é nova, mas avanços já estão sendo feitos em vários laboratórios de pesquisa, tanto que alguns pacientes que sofrem de paralisia já são capazes de usar a tecnologia para controlas próteses.

Via TechCrunch

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ