Vaga para astronauta da NASA recebe número recorde de inscrições

As 14 vagas de emprego para astronautas que a NASA abriu em dezembro de 2015 atraíram um número recorde de insteressados. Ao todo, mais de 18.300 pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo da agência espacial. As inscrições se encerraram no dia 18 de fevereiro.

O maior número de inscrições recebido por uma vaga da NASA tinha sido 8 mil, em 1978. A vaga recém-aberta, portanto, mais que dobrou o melhor resultado anterior. O último processo seletivo da agência espacial antes desse atraiu cerca de 6.300 interessados para preencher 8 vagas.

Requisitos

Para poder se qualificar para o cargo oferecido pela NASA, candidatos precisam de um diploma nas áreas de Ciências Biológicas, Matemática, Engenharia ou Física, além de 3 anos de experiência na área. Pilotos com mais de 1000 horas de vôo ou candidatos com grau Ph.D. não precisavam comprovar experiência.

Além disso, os candidatos também precisariam ter entre 1,58m e  1,90m de altura, pressão sanguíneo em descanso de no máximo 140/90 e visão corrigível para 20/20. Outra exigência da vaga é que os candidatos sejam cidadãos dos Estados Unidos, apesar de que brasileiros possam ser mais indicados para explorar Marte.

Recorde

O The Next Web atribuiu o número recorde de inscritos a um crescimento de interesse do úblico nas áreas nas quais a NASA exige um diploma e na exploração espacial de maneira geral. Outro aspecto que pode ter contribuído é um esforço da própria agência em publicizar suas atividades. Sua conta no Twitter, por exemplo, tem mais de 15 milhões de seguidores no mundo todo.

Além disso, grandes filmes que têm a exploração espacial como tema central, tais como Interestelar, Gravidade e Perdido em Marte, foram lançados após o último processo seletivo da agência, o que também pode ter gerado mais interesse no assunto. E um ponto importante a se considerar também é que mesmo indivíduos que não atendem aos padrões exigidos pela vaga podem se candidatar. 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ