Olhar Digital Pro

Marissa Mayer

Veja como Marissa Mayer 'ressuscitou' o Yahoo!

Stephanie Kohn 16/07/2013 19h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Executiva completa um ano de casa; Saiba quais foram suas contribuições

Há um ano Marissa Mayer, então musa do Google, largava a gigante de buscas para se arriscar no Yahoo!. A tarefa não era fácil: o descrédito da marca no mercado, a baixa moral dos funcionários e o peso da vida pessoal – ela estava grávida de seu primeiro filho – eram grandes empecilhos. Mas, doze meses depois, é possível afirmar que ela desempenhou um bom papel.

O maior feito, segundo o Wall Street Journal, foi melhorar a reputação do Yahoo!. Atualmente, de acordo com o jornal, o Vale do Silício enxerga um caminho promissor à companhia, e seus funcionários já não sentem mais vergonha de trabalhar lá – percepções bastante diferentes dos anos anteriores.

Outra grande sacada foi usar o dinheiro arrecadado pelas companhias do grupo, como a varejista online Alibaba, para aquisições estratégicas. Neste período, Marissa comprou 16 startups, que agregaram tecnologia, conhecimento e funcionários ao Yahoo!.

Uma das aquisições mais comentadas foi a do Tumblr. A empresa fechou acordo para adquirir a plataforma em maio por US$ 1,1 bilhão e, a partir daí, passou a investir no serviço. Se por um lado, Marissa foi às compras, ela também eliminou divisões que traziam pouco retorno à companhia. Em seu primeiro ano de casa, 12 serviços foram fechados pela presidente.

Marissa ainda iniciou um dos principais projetos do Yahoo! à frente da companhia: redesenho dos apps. O maior objetivo da executiva era transformar a empresa em uma organização móvel. Com isso, ela se focou em modernizar o acervo de aplicativos, que incluem o Yahoo Mail, Sportacular e o app geral do Yahoo!. Os resultados iniciais mostram que Marissa está no caminho certo.

Uma pesquisa da Onavo Inc revelou que, em junho deste ano, 16% dos usuários de iPhone já contavam com um novo app do Yahoo!, contra 8% no mesmo período do ano anterior. Ao incluir o Tumblr nessa conta, a porcentagem sobe para 22%. Os números estão bem atrás dos concorrentes, como Google e Facebook, presentes em 69% e 80% dos aparelhos da Apple, mas, ainda assim, demonstram um belo aumento.

Na parte de liderança, Marissa também conseguiu bons feitos. Ela elevou o grau de satisfação dos funcionários em poucos meses como chefe. No índice da Glassdoor, o Yahoo! aparece com a maior pontuação dos últimos cinco anos, mesmo após a polêmica do trabalho remoto. A controversa decisão de encerrar o home office não foi suficiente para desmotivar os funcionários, que acabaram faturando outros mimos, como comidas grátis, novos smartphones e acessórios para prática de esportes.

Resultado trimestral

No geral, os resultados financeiros do Yahoo! tem sido bons, apesar de ainda não atenderem às expectativas de acionistas. Os números do segundo trimestre fiscal de 2013 apontam leve redução de receitas e alta nos lucros.

Durante os últimos três meses, que se encerraram em 30 de junho, a empresa faturou US$ 1,1 bilhão, o que representa uma queda de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, e lucrou US$ 137 milhões, uma alta de 150% se comparado a 2012.

A empresa destacou quedas em receitas na área de publicidade da empresa, onde o valor caiu em 12% de um ano para o outro, e no setor de buscas, onde o valor arrecadado caiu em 9%. Como pontos positivos, a empresa destacou "a aceleração do ritmo de inovações", com o lançamento de novos produtos e serviços para diversas plataformas.

Os papéis da empresa, que fecharam o dia em uma baixa de 1,68% sofreram nova queda durante o after-market de cerca de 1,45%, sendo trocados a US$ 26,45. No entanto, durante o ano de estreia de Marissa, as ações da companhia aumentaram mais de 55%.

Yahoo! Negócios resultado
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você