Walmart testa uso de drones em seus centros de distribuição

Nos próximos seis a nove meses, o Walmart realizará testes para utilizar drones para trabalhar em seus centros de armazenamento e distribuição de mercadorias. Os testes uma iniciativa do grupo de Tecnologia e Ciências Emergentes da empresa, que investiga possibilidades de se usar drones, realidade virtual e outras técnicas para agilizar sua cadeia produtiva.

A ideia da empresa é usar as aeronaves autônomas para inventariar produtos em seus depósitos e centros de distribuições. Nos Estados Unidos, a empresa tem 190 centros de distribuição, cada um dos quais atende de 100 a 150 lojas. Atualmente, a catalogação de mercadorias nos centros é feita manualmente por trabalhadores com escaneadores de códigos de barras.

De acordo com o New York Times, a empresa acredita que os drones "zangões", que conseguem voar pelos corredores gravando imagens a 30 quadros por segundo, conseguiriam fazer em um dia o trabalho que os humanos fazem em cerca de um mês. A empresa alegou, contudo, que os trabalhadores poderiam ser realocados para outras áreas, como para controlar os drones ou substituir os itens do estoque.

Meses de teste

Por enquanto, a empresa pretende testar o uso dos drones em alguns de seus centros de distribuição por seis a nove meses. No final desse período, alguns deles já poderão contar com os drones para fazer a catalogação de produtos. 

Com base nos dados catalogados, a empresa gerencia a distribuição de itens entre os centros de distribuição. Para isso, ela mobiliza uma frota de mais de 6500 caminhões nos Estados Unidos apenas. Segundo o Engadget, o uso dos drones poderia economizar milhões de dólares à empresa.

O Walmart solicitou permissão para testar drones à FAA (Federal Aviation Administration) no final do ano passado. Além de utilizar as aeronaves em seus centros de distribuição, a empresa também mencionou que pretende testar sua utilização em suas lojas, mas não deu mais detalhes sobre como eles seriam usados nesse contexto. 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ