Os desafios e as oportunidades de integrar a comunicação

Hoje em dia, a palavra comunicação pode se referir a um enorme número de situações. Tanto mensagens trocadas por celulares quanto videoconferências e reuniões ao vivo representam formas diferentes por meio das quais interagimos, trocamos informações e trabalhamos.

Em outras palavras, o mundo atual exige que nos comuniquemos por diversos canais, sejam eles analógicos ou digitais. E-mails e mensagens trocadas por aplicativos e redes sociais são tão cruciais no nosso dia-a-dia quanto documentos impressos, reuniões e conversas informais.

Com essa multiplicidade de formas de interação, surge a necessidade de centralizar e integrar todas essas informações. Este é um desafio que todas as empresas enfrentam, atualmente, sob o risco de perder eficiência e agilidade, caso não consigam unir todas as suas comunicações sob uma central confiável.

Uma das soluções encontradas pelas empresas é o PABX - Private Automatic Branch Exchange, ou Seletor Automático de Troncos Privados , que consegue integrar diversas linhas e tecnologias de telefonia. A internet, no entanto, trouxe um novo desafio a essa integração na forma da tecnologia de VoIP (Voice over IP, ou Voz por IP), que permite a realização de ligações telefônicas por meio de conexões de dados.

Com a tecnologia VoIP surgiu uma nova nova oportunidade: ligações por meio de VoIP , com frequência, dispensam cobranças como as de taxas de roaming, tornando muito mais acessíveis as ligações internacionais. No entanto, é necessário que a empresa tenha um equipamento capaz de utilizar, a cada momento, a tecnologia mais adequada.

Um exemplo de dispositivo desse tipo é a Central PABX IP CIP 92200, da Intelbras. Voltada para empresas médias e grandes, essa central integra todos os tipos de tecnologia de comunicação. Como possui integração com um gateway GSM, as ligações para celular ficam mais baratas, interligando ramais e IPs de filiais e matrizes com sensível redução do custo de ligações internas.

Outro fator importante a ser levado em conta é a segurança, possibilitada por essa solução. . Oferece opções de criptografia das chamadas de voz e de gravação das ligações, permitindo um controle maior do sistema de telefonia e protegendo as informações da empresa e do cliente.