Por que você precisa se preocupar com o gerenciamento do Wi-Fi na sua empresa

Para muita gente, o acesso à internet já se tornou tão natural que é quase como o ar que respiramos: a gente não vê, mas não vive sem ele. Por conta disso, é comum esquecermos de nos preocupar com a infraestrutura do nosso ponto de acesso à rede, especialmente em conexões Wi-Fi.

O Wi-Fi é uma das formas de conexão à internet mais difundidas do mercado, pelo fácil acesso e estabilidade que oferece. Mas se não for bem gerenciado, pode causar dores de cabeça ao ser comparado, por exemplo, a um sistema de acesso à internet por cabo. Especialmente em um ambiente corporativo, onde há muitos equipamentos conectados à rede.

O problema é que, quando não se dá atenção à infraestrutura do Wi-Fi numa empresa, tende-se a escolher quaisquer produtos para liberar o acesso dos dispositivos à rede. São nesses momentos de descuido que falhas acontecem. Um ponto de acesso sem um sistema profissional de gerenciamento, por exemplo, pode ser a porta de entrada para um invasor na rede.

E se esse sistema de acesso à internet não possuir uma interface de controle centralizada, fica mais difícil para as equipes de T.I. identificarem possíveis problemas na conexão da equipe. É por isso que escolher os produtos ideais para aplicações corporativas e que farão parte deste ecossistema pode economizar muito dinheiro a longo prazo, trazer mais segurança ao negócio, além de proporcionar melhor experiência de navegação dos funcionários e visitantes de uma empresa.

Afinal, nenhuma empresa quer ficar sem internet, ou com sua conexão comprometida, num momento de urgência. Especialmente as empresas que dependem fundamentalmente da internet para operar, seja para gerenciar suas próprias funções ou para fornecer conexão aos clientes, como é o caso de shoppings, hotéis, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Por essas e outras, escolher os pontos de acesso com cuidado é fundamental.

A Intelbras, por exemplo, tem em seu portfólio dois produtos que atendem a essas exigências: o AP 310 e o AP 360, dois dispositivos de distribuição de Wi-Fi voltados ao mercado corporativo. O primeiro é um Access Point com gerenciamento centralizado, design discreto e uma abrangência que pode chegar a 200m². Enquanto o segundo oferece os mesmos recursos, mas para ambientes maiores, com um alcance que pode chegar a 400m² de cobertura.

Entre as vantagens do sistema fornecido pela Intelbras está, principalmente, o WiseFi, um software de gerenciamento centralizado. Através dele, a equipe de T.I. da sua empresa pode estabelecer padrões de segurança avançados, customização de ponto de acesso para cada membro da equipe e controle simultâneo de todos os dispositivos ligados ao Wi-Fi a partir de uma interface acessível e fácil de usar.

Os Access Points da Intelbras, por exemplo, suportam até 100 conexões simultâneas e 300 Mbps de velocidade, cobrindo uma área de até 200m² no modelo AP 310, ou 400m² no caso do AP 360. Os aparelhos possuem um sistema exclusivo de segurança contra furtos que notifica o administrador da rede toda vez que o produto for desconectado do suporte de instalação que acompanha o produto.

Por ser de uma fabricante nacional, os dispositivos também oferecem um manual de instalação em português brasileiro (nada de tradução automatizada indecifrável) e suporte técnico especializado sempre à disposição para te atender. Além disso, eles contam com um design elegante e discreto, com possibilidade de alterar as cores do LED, ou deixá-los em modo off, de forma que se camuflem ao ambiente.

Vale a pena dedicar algum tempo para pesquisar e conhecer melhor as soluções corporativas que a Intelbras oferece. Afinal de contas, pode até ser mais fácil adquirir roteadores domésticos e instalar uma rede improvisada para “cortar gastos”. Mas quando essa rede não atender às suas demandas, uma plataforma profissional como a da Intelbras vai fazer falta na sua empresa.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.