Veja o que rola no SP Urban Digital Festival

Links:
Confira o site do evento

O principal cartão postal da capital paulista ganhou este mês um festival que promete parar quem estiver curtindo uma noite de primavera em plena avenida Paulista. Em sua segunda edição na cidade, o SP Urban Digital Festival funde arquitetura, arte e tecnologia em uma exposição interativa que expressa o que é viver na maior metrópole do país; mais do que isso: o que é ser um cidadão digital nos dias de hoje...

É impossível não reparar nas imagens exibidas no imponente prédio da sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Inaugurado em 1979, o edifício se sobressai na Avenida Paulista, com sua fachada piramidal, onde foram instaladas mais de 100 mil lâmpadas de LED.

"Mesmo sendo vídeo, e não imagem como interface, nós temos tecnologias bem inéditas e inovadoras", explica Marília Pasculli.

Do outro lado da avenida, o festival extrapola o limite do prédio da FIESP para apresentar peças interativas aos visitantes. O que mais chama atenção é, sem dúvida, a obra “Onirical Reflections”. Tecnicamente não parece nada complicado: uma câmera colocada dentro de um frame iluminado filma os rostos das pessoas e os projeta no telão do outro lado. Simples, mas surpreendente...

"Existe uma aplicação que rastreia o rosto das pessoas e mescla essa imagem com animações coloridas e depois envia essa combinação para a fachada da Fiesp. A ideia era aproximar o edifício de quem passa pela rua; e que eles possam se divertir também”, conta Jordi, corresponsável pelo projeto.

Ainda mais interativa, a obra do coletivo “United VJs” transforma a prédio da FIESP em uma tela gigante onde qualquer um pode desenhar no ar e visualizar os traços na fachada do edifício.

"Eu acho que a parte interativa é o que mais chama o público, que, estando aqui, se abre para ver o que está acontecendo com as outras obras. É um grande chamariz", afirma Marília.

A instalação Desenh(AR) funciona com a tecnologia oferecida pelo Leap Motion, uma plataforma de controle de gestos similar ao Kinect, porém ainda mais precisa. Usando duas microcâmeras de infravermelho, o pequeno gadget é capaz de ler os movimentos das mãos em profundidade e os transformar em comandos em dispositivos eletrônicos; neste caso, vira riscos e cores no telão de LED.

Nestas duas obras, toda a transmissão das imagens e da interação do público são feitas totalmente sem fios. O Speto, VJ responsável pela criação da instalação Desenh(AR) também elaborou todo o sistema de transmissão das imagens para a fachada da Fiesp.

"As imagens saem daqui em VGA (1024x768) e entram num conversor que manda via micro-ondas para o outro lado, já que foi o único tipo de antena encontrado para funcionar", afirma Speto, VJ / United VJs.

Isso mesmo, o sistema é bem parecido com um esquema de transmissão ao vivo de TV...

Outras peças interativas também unem curiosos na calçada da Paulista. Nesta, os participantes podem, literalmente, fazer parte da obra. Ao trocar olhares com o artista, um sistema de reconhecimento facial capta a imagem do participante e envia para um banco de dados. As faces são projetadas no rosto do performer e, claro, mais uma vez na fachada do prédio coberta de LEDs.

A pista de skate, por mais simples que pareça, também é digital. O espaço multimídia Sonic Skate traz um mini circuito onde, através de sensores e microfones de alta sensibilidade instalados por baixo da pista, cada manobra é sonorizada. Acima da pistinha, uma câmera capta os movimentos dos skatistas e os transforma em imagens coloridas e geométricas projetadas no telão de LED.

Estas e outras peças interativas e digitais estão lá, esperando você. O SP Urban Digital Festival fica na Avenida Paulista até o dia 28 de novembro, com programação diária a partir das oito horas da noite. As atividades são todas gratuitas. Para mais informações, confira os links que estão abaixo desse vídeo, no olhardigital.com.br: nós separamos os canais de comunicação com o pessoal do festival para você tirar todas suas dúvidas.

Vai às compras na BlackFriday? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


RECOMENDADO PARA VOCÊ