Casas inteligentes controladas por apps se aproximam da realidade

Depois do telefone e das TVs inteligentes, chegou a hora de o futuro nos trazer cozinhas e também áreas de serviço mais inteligentes. Durante a CES 2014, as grandes marcas apresentaram novidades e conectividade na sua linha de eletrodomésticos.

A LG, além de novos produtos, inovou com a apresentação do sistema Home Chat. Através da plataforma, uma espécie de whatsapp para coisas, é possível conversar com a geladeira, com a lavadora e até com o aspirador de pó. Até parece que estamos chegando na Era Jetsons dentro de casa. Através deste app você pode, por exemplo, fazer um inventário à distância do que ainda tem no freezer; ou ainda pedir para que o aspirador programe a próxima limpeza antes de chegar em casa.

"Quantas vezes você estava no escritório, tinha um jantar para fazer, e pensou: "Nossa, não sei o que eu tenho na geladeira?" Agora, imagine a possibilidade de consultar através do seu celular o que tem na geladeira e, naquele momento, acessar um site que te dê dicas sobre o que você pode cozinhar. Ou então, se precisar fazer a compra, já ter cadastrado no seu celular e ver, com base no estoque que você tem em casa, o que está faltando e fazer a compra que vai direto para a sua casa", analisa Pablo Vidal / diretor de marketing da LG.

A ideia é que o usuário não precise de uma aplicação específica e complexa  para controlar seus eletrodomésticos e, mais do que isso, que a interação com os aparelhos seja fácil e intuitiva. Além de dar comandos aos diversos aparelhos a partir de um só serviço, também é possível receber o status completo de todos os eletrodomésticos de casa.

A também coreana Samsung apostou na mesma linha e surgiu com um conceito de casa inteligente durante a CES. A marca também apresentou seus utensílios de cozinha e máquinas de lavar inteligentes. Mas o destaque ficou com a plataforma integrada para eletrodomésticos e dispositivos, o consumidor pode usar um único app para controlar seu lar – desde as luzes e o ar condicionado até os aparelhos da cozinha e os sistemas de segurança.

Com a aplicação, é possível controlar todos os eletrodomésticos e dispositivos conectados a partir de um único app instalado no tablet ou smartphone. A CES 2014 mostrou que as empresas estão preocupadas com muito mais do que o entretenimento, mas na facilidade e praticidade no dia a dia das pessoas. Em um futuro mais breve do que imaginamos, as casas totalmente inteligentes serão menos intimidantes e acessíveis para todos nós.

"Todos os eletrodomésticos, junto com celulares e TV, vão criar um conjunto de experiências totalmente diferentes para o consumidor. Você vai poder sair e praticamente controlar tudo o que está acontecendo através do celular e internet sem problema nenhum. É disso que estamos falando! Algo supersimples que traz uma grande mudança na vida dos consumidores", enaltece Vidal.  

E você, o que acha dessa tendência? Acredita que nossas casas estão realmente prestes a se tornarem 100% inteligentes? Acesse olhardigital.com.br e deixe sua opinião no nosso fórum; aproveite e confira a cobertura completa da CES 2014. Nossa equipe esteve em Las Vegas e trouxe em primeira mão reportagens exclusivas, entrevistas e fotos de tudo o que rolou por lá. Acesse e fique por dentro do futuro que já chegou...



RECOMENDADO PARA VOCÊ