Compartilhe com seus seguidores
A A A

Banco Central da Suécia testa moeda digital própria

Roseli Andrion, editado por Liliane Nakagawa 21/02/2020 20h12

O banco central da Suécia, Riksbank, anunciou o início dos testes para a implementação da moeda digital e-krona. A ideia é desenvolver um recurso eficiente, seguro e de fácil operação, que complemente o dinheiro físico.

O experimento usa a tecnologia blockchain e será avaliado em um ambiente que simula a atividade de bancos, fintechs e outras instituições de pagamento. Todos os pagamentos, depósitos e saques com a e-krona serão feitos via aplicativos móveis, como smartphones e smartwatches.

Pagamentos com dinheiro físico são cada vez mais raros na Suécia. Um relatório do próprio banco central do país aponta que a porcentagem de cidadãos que declararam ter usado cédulas ou moedas em transações recentes despencou de 39% para 13%, entre 2010 e 2018. Em contrapartida, os pagamentos digitais já são bastante comuns.

blockchain moeda digital suécia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você