Compartilhe com seus seguidores
A A A

Computadores aprendem a 'ver' com ondas de rádio

Fabrício Filho, editado por Roseli Andrion 21/10/2019 21h00

Uma equipe de pesquisadores do MIT, liderada pela doutora Tianhong Li, descobriu uma forma de usar imagens visíveis para treinar um sistema de reconhecimento baseado em ondas de rádio e, assim, aumentar sua eficácia. O sistema grava, ao mesmo tempo, imagens em luz visível e em sinais de rádio.

Um algoritmo de reconhecimento analisa e cataloga as imagens em luz visível, para identificar ações como uma pessoa falando ao telefone ou uma pessoa sentada. A representação de cada pessoa na imagem é reduzida a um bonequinho palito em baixa resolução e sua movimentação é correlacionada às ondas de rádio gravadas.

Com o tempo, o sistema aprende quais movimentos correspondem a quais alterações nas ondas de rádio e passa a ser capaz de identificar cenas sozinho, sem o auxílio da imagem visível. A técnica pode resolver um dos dilemas dos sistemas de vigilância, a privacidade.

Com ela, é possível ver o que acontece em uma sala sem saber quem está lá dentro. Um dos usos propostos pelos pesquisadores é em casas inteligentes: isso porque permite que um sistema antecipe as ações de um usuário sem precisar de uma câmera apontada para ele o tempo todo.

Computadores MIT Telefone Rádio luz
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você