Compartilhe com seus seguidores
A A A

Dataprev vira objeto de desejo na privatização

Luiza Tozzato, editado por Renato Santino 04/09/2019 19h09

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, Dataprev, pode ser o ativo mais valioso da privatização promovida pelo governo.

A empresa pública é responsável por armazenar os dados de mais de 35 milhões de beneficiários do INSS e informações sobre impostos. Além disso, ela mantém diversos contratos com ministérios e órgãos públicos para prestação de serviços de tecnologia. Por essas razões, a Dataprev poderia ser uma das empresas mais valiosas anunciadas pelo governo para privatização, já que, em essência, o que está sendo comercializado são dados. Estes devem interessar principalmente empresas de tecnologia, como IBM, Accenture e PwC.

Contudo, um ponto chave na discussão da privatização da Dataprev é a segurança de dados. Porém, alguns argumentam que mesmo como uma empresa pública, as vulnerabilidades no sistema já existem. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor quer que a Dataprev suspenda licitações até que a empresa resolva problemas relativos ao que descreveu como um sistemático vazamento de dados dos beneficiários do INSS.

Tecnologia impostos Banco de Dados empresa armazenamento de dados privatização venda de dados Dados proteção de dados
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você