Enzima ajuda novo coronavírus a se camuflar

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 24/07/2020 20h12
vacina de covid-19
Clique aqui para assistirEnzima ajuda novo coronavírus a se camuflar
A A A

Pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio, nos Estados Unidos, identificaram uma enzima usada pelo novo coronavírus. O microrganismo usa o componente para se disfarçar e invadir células sem alertar o sistema imunológico.

O estudo foi pulicado nesta sexta-feira na revista Nature Communications. A enzima, chamada nsp16, é produzida pelo vírus e usada para modificar seu mensageiro. Essas modificações enganam a célula e fazem o RNA mensageiro viral resultante ser considerado como parte do código da célula, não um elemento estranho.

Ou seja, o novo coronavírus usa a nsp16 para evitar que haja uma restrição imune do hospedeiro ao vírus. Então, decifrar sua estrutura 3D pode abrir caminhos para a criação de medicamentos antivirais que impeçam infecções por coronavírus.

A candidata a vacina desenvolvida pela farmacêutica americana Moderna usa RNA mensageiro para induzir imunidade. A técnica envolve aplicar material genético do vírus no corpo humano para que o organismo produza proteínas virais que provoquem a resposta imunológica.

Pesquisa covid19
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você