Estresse e cera de ouvido estão relacionados

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 06/11/2020 20h12
Cera de ouvido
Clique aqui para assistirEstresse e cera de ouvido estão relacionados
A A A

Pesquisadores da University College London, no Reino Unido, fizeram uma descoberta inusitada: os níveis de estresse de um indivíduo estão relacionados à cera de ouvido. Isso mesmo!

Segundo eles, o segredo está no cortisol. Esse hormônio acende o alerta do nervosismo para o cérebro. Assim, a concentração da substância no organismo aumenta em situações estressantes. E uma parcela significativa dela vai parar nas secreções do canal auditivo.

Para colher amostras de cera, o psiquiatra Andres Herane-Vives e sua equipe desenvolveram uma haste flexível em tamanho aumentado. Ele acredita que futuramente sua técnica pode ser usada para monitorar outras substâncias no organismo, como a glicose.

Segundo o psiquiatra, a descoberta abre caminho para um diagnóstico mais objetivo de condições mentais, como ansiedade e depressão. Ele ressalta, porém, que essa possibilidade deve ser recebida com cautela: o papel do cortisol em transtornos psiquiátricos ainda não é totalmente compreendido.

descoberta estudo
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você