O futuro do PIX

Elias Silva 13/11/2020 19h11
PIX
Clique aqui para assistirO futuro do PIX
A A A

Hoje, o Pix já representa uma revolução na forma como os brasileiros farão pagamentos e transferências digitais. Mas o futuro da plataforma é ainda mais cheio de possibilidades, na medida em que o processo de implementação do open banking avançar ao longo de 2021.

Regulamentado pelo Banco Central em maio, open banking permite o compartilhamento de dados e serviços bancários entre instituições financeiras por meio da integração de plataformas e infraestruturas de tecnologia. Essa medida é muito benéfica para qualquer meio de pagamento digital – e um passo importante para a modernização do nosso sistema financeiro.

Entre as possibilidades proporcionadas pelo open banking está a opção de movimentar sua conta bancária por meio de diversas plataformas, e não apenas no aplicativo ou site do seu banco. Também será possível levar para uma segunda instituição as informações da sua conta para tentar obter condições mais vantajosas – como você já faz hoje com seu número do celular.

Mas antes de jogar fora todos os seus cartões, queimar todos os seus boletos e adotar de vez o digital, é importante lembrar que grandes mudanças não acontecem do dia para a noite.

Para termos uma pista de como será o futuro do Pix no Brasil, podemos ver o que aconteceu com países que adotaram medidas semelhantes. A Índia implementou em 2016 a UPI - interface unificada de pagamentos, que utiliza o número do telefone como identificador. O mexicano CoDI, abreviatura para Cobrança Digital, tem ampliado a inclusão financeira do país e ajudado pequenos negócios. Olhar para fora também nos ajuda a evitar os exemplos negativos.

Olhar Digital pix
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você