Compartilhe com seus seguidores
A A A

Os incríveis serviços tecnológicos da Estônia

Roseli Andrion 18/10/2019 21h00

*De Talin, na Estônia

A Estônia é quase um laboratório de testes para novas tecnologias. Robôs, por exemplo, são vistos nas ruas rotineiramente. Entre os subdistritos de Pääsküla e Hiiu, por exemplo, a startup Starship tem alguns robôs de entrega em circulação. Os produtos são pedidos pelos consumidores por um aplicativo, carregados nos pequenos entregadores e levados por eles ao destino.

No caminho, os dispositivos param para esperar a abertura de semáforos fechados e desviam de pedestres ou outros obstáculos que porventura surjam pela frente. Eles atuam em um raio de até 6Km e podem carregar até 45Kg de peso. Quando a encomenda chega, o cliente recebe um código que deve ser inserido no robô para que ele abra a tampa do compartimento e libere o pedido.

Para pacotes maiores, a solução é usar o modelo da Cleveron. A ideia da companhia é que o veículo possa assumir a etapa final do processo de entrega. Ele atua em conjunto com uma caixa que fica na casa do cliente. Ao chegar para deixar uma encomenda, ele interage com essa caixa: a abre, coloca o produto lá dentro e a fecha. Depois, vai embora para continuar seu trabalho de entregador.

E se o objeto a ser transportado for uma pessoa, a Estônia também tem uma solução interessante em teste. Trata-se de um ônibus sem motorista que percorre algumas ruas da capital Talin. E não é para menos que ele esteja disponível justamente aqui: a Estônia foi o primeiro país a aprovar testes com veículos autônomos na ruas, em 2017.

O modelo, além de não precisar de motorista, é elétrico e foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Departamento de Transportes da capital estoniana e a Taltech, a Universidade Tecnológica de Talin. A ideia é que, cada vez mais, essa opção seja parte do sistema público de transportes — especialmente em etapas finais ou iniciais de transporte de massa.

Tecnologia Robôs leste europeu Estônia Talin ônibus autônomo Robô de entrega Olhar Digital no Leste Europeu
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você