Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pagamentos pelo WhatsApp concorrem com o PIX

Roseli Andrion, editado por Elias Silva 17/06/2020 20h12

Nos últimos anos, as transações financeiras se tornaram mais fáceis e até mais baratas. Envio de dinheiro para amigos, por exemplo, já é feito sem custo em muitos aplicativos mesmo quando envolve bancos diferentes.

Agora, a facilidade chegou ao WhatsApp. A plataforma tem cerca de 120 milhões de usuários no Brasil e o recurso deve ser bastante útil para quem já usa a rede social para vender os mais diversos produtos.

Para ter acesso à facilidade, é preciso aderir à função e ser cliente de um dos bancos participantes – no momento, apenas o Nubank, o Banco do Brasil e o Sicredi. Como as conversas na plataforma são criptografadas, é difícil saber qual o percentual delas são transações comerciais.

Ou seja, a maior vantagem da novidade é clara: a experiência de uso. Afinal, para quem faz uma compra pelo WhatsApp, é muito mais fácil pagar ali mesmo. Ainda não se sabe se a plataforma vai funcionar como carteira digital em algum momento. Por enquanto, as transações serão como uma transferência direta entre contas bancárias já existentes.

É parecido com o que vai acontecer no sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, que começa a funcionar em novembro. Essas novidades são bastante interessantes para o consumidor, que ganha mais opções e pode fazer uma escolha mais adequada a sua realidade.

Uma das maiores preocupações dos usuários do WhatsApp em relação ao novo serviço é a segurança do sistema. Quem vai processar as transações financeiras na plataforma é a Cielo, que já é bastante experiente no segmento. Em nota, a empresa diz que as transações são protegidas por diferentes camadas de segurança. Isso inclui a criptografia do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay e a biometria dos aparelhos.

Além disso, a Cielo lembra que os usuários não devem compartilhar códigos de confirmação ou de verificação do WhatsApp nem o PIN do Facebook Pay com terceiros. Outra medida importante é a ativação da confirmação em duas etapas no aplicativo.

Tecnologia Whatsapp meios de pagamento pix
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você