Primeiro olho biônico humano está próximo de se tornar realidade

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 15/09/2020 20h12
Olho humano
Clique aqui para assistirPrimeiro olho biônico humano está próximo de se tornar realidade
A A A

Restaurar a visão de cegos é um dos projetos em desenvolvimento na Monash University, na Austrália. Cientistas tentam há mais de uma década criar um dispositivo capaz de restaurar a visão dessas pessoas por meio de aparelhos implantados no cérebro.

Ontem, a instituição anunciou que os experimentos com animais foram bem-sucedidos e o estudo caminha para a fase de ensaios clínicos em humanos. Batizada de Gennaris, a tecnologia promete ajudar pacientes com nervos ópticos comprometidos.

Essa condição impede que os sinais captados pela retina sejam transmitidos para o cérebro. O sistema inclui um capacete equipado com uma câmera e uma unidade de processamento. Os dados captados pela lente são interpretados pela unidade de processamento e as informações são enviadas para circuitos instalados nos cérebros dos pacientes.

Os pesquisadores já buscam financiamento para garantir uma eventual produção em escala dos equipamentos. Segundo eles, a tecnologia também é promissora no tratamento de outras condições relacionadas a deficiências nervosas, incluindo a paralisia de membros.

Tecnologia visão olhos
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você