Teste elege Galaxy Note 3 o melhor smartphone entre os mais caros

Participaram da disputa o LG G2, Sony Xperia Z1, Nokia Lumia 1020 e iPhone 5S

Eles estão aqui. Dessa vez, conseguimos reunir todos os melhores. Os smartphones topo de linha das principais marcas passaram as últimas semanas no nosso Laboratório, enfrentando testes e mais testes. E apenas um deles alcançou o reconhecimento máximo. Analisamos o iPhone 5S, da Apple, o LG G2, o Xperia Z1, da Sony, o Note 3, da Samsung e o Lumia 1020, da Nokia. Páreo duríssimo! Vamos aos testes, começando pelo item que primeiro vai chamar sua atenção:

Tela

Aqui há uma divisão. De um lado, as grandes telas do aparelhos Android: o Note 3 tem nada menos que 5.7 polegadas. O LG G2 vem logo depois, com 5.2 polegadas, seguido de perto pelo Sony Xperia Z1, com 5 polegadas. No meio do caminho, o Lumia 1020, com 4.5 polegadas. E o menorzinho deles, o iPhone 5S, com 4 polegadas.

Muitos podem dizer que tamanho não é documento, mas a verdade é que a tela do iPhone, perto de seus concorrentes, parece, no mínimo, acanhada. Também não ajuda muito o fato do telefone da Apple estar entre os que têm a maior borda. Ou seja, além de pequena, a tela do iPhone reserva menos espaço para as imagens.

Do outro lado dessa equação, muita gente pode argumentar que o Note 3 exagera no tamanho da tela – o que faz com que o celular lembre os tijolões de antigamente. Mas, a verdade é que, apesar do tamanho, a Samsung conseguiu fazer do Note 3 um aparelho fácil e agradável de manusear. Como telefone, talvez um fone Bluetooth seja recomendável, mas as cores, o tamanho e a resolução da tela dão a vitória ao Note 3 nesse quesito. Na tela, cabe resolução Full HD, com 1080 por 1920 pixels. Logo depois dele, vem o aparelho da Sony, que também oferece resolução Full HD e apresentou a maior quantidade de pixels por polegada quadrada, com 441. Teoricamente, quanto mais pixels por polegada, mais nítidas são as imagens. Em terceiro lugar, vem o G2, da LG, que também traz uma tela Full HD. Na quarta posição, o Nokia, com uma resolução menor: 1.280 por 768. Na lanterna, o iPhone 5S, com 1.136 por 640 pixels.

Performance

Performance é o resultado da união entre o hardware e o software. Ou seja, aqui, força bruta de processamento conta. Mas, a integração com o software também faz muita diferença. Nesse laboratório, temos 3 exemplos do que há de mais rápido até agora em termos de processamento móvel. Note 3, G2 e Xperia Z1 usam processadores quad-core. O Lumia e o iPhone trazem processadores dual-core.

No frigir dos ovos, o Note 3 levou novamente a melhor. O seu processador quad-core com 2.3 gigahertz de velocidade deixou para trás o G2 – que chegou logo atrás. Contou para isso, o fato do Note 3 trazer 3 giga de memória RAM, contra 2 do LG. Na terceira posição, temos o Xperia Z1. Na quarta colocação, um empate. Lumia 1020 e iPhone 5S tiveram performance muito próxima. Aqui é importante fazer uma ressalva. A diferença de desempenho entre os aparelhos foi realmente mínima. Às vezes, imperceptível. Todos abrem aplicativos e rodam games pesados sem tropeços. Ou seja, mesmo com hardware inferior, Nokia a Apple conseguiram se colocar no mesmo time que os outros principalmente em função de uma integração mais redonda entre hardware e software. A vitória do Note 3 ficou evidente em testes de desempenho, como o Quadrant, por exemplo. Mas, no uso do dia-a-dia, dá para dizer que todos dão conta – e muito bem – do recado.

Armzenamento

Esse é um dos itens que varia bastante. Como estamos falando de aparelhos topo de linha, geralmente, espaço não é problema. Aqui, mais uma vitória para o Note 3. Ele vem com 3 possibilidades de armazenamento: 16, 32 e 64 giga. E essa memória pode ser aumenta em até mais 64 giga com um cartão de memória. Tanto o Lumia quanto o iPhone 5S testados por nós traziam 64 giga de espaço. Sem possibilidade ampliação, já que eles não oferecem a possibilidade de um cartão de memória. O Xperia Z1 chegou em terceiro, com 16 giga de armazenamento e possibilidade de uso de cartão de até 64 giga. Por último, o G2, da LG, que oferece 32 giga, mas não aceita cartão de memória.

Câmera

Bem, nesse quesito, como era de se esperar, não teve para ninguém. O Lumia 1020 realmente está num outro patamar em relação aos outros smartphones quando o assunto são fotos. A câmera consegue registrar fotos com até 41 megapixels. Com você talvez saiba esse número sozinho não consegue entregar qualidade. Mas, no caso do Nokia, os 41 megapixels se juntam às lentes Carl Zeiss e a ao maior sensor de todos. Resultado: as fotos do 1020 são realmente imbatíveis.

Numa prova de que o número de megapixels sozinho não é suficiente para garantir a vitória de uma câmera, temos um empate triplo no segundo lugar. O Xperia Z1 oferece nada menos que 20.7 megapixels. Mas, isso não impediu que ele empatasse com o Note 3 e com o iPhone 5S na segunda posição. E olha que a câmera do Note 3 tem 13 megapixels e a do iPhone 5s tem modestos 8 megapixels. Ainda assim, na nossa avaliação, o Note 3 tendeu a puxar mais as cores, com um contraste super alto. Já o Sony tendeu a “esfriar” um pouco as imagens. E o iPhone nos pareceu o mais equilibrado. Um pouco atrás, veio o aparelho da LG – que também traz uma câmera de 13 megapixels e também entrega fotos de muito boa qualidade, mas num patamar ligeiramente inferior em relação aos outros.

Quando o assunto é câmera frontal, novo empate triplo. Samsung, Sony e LG oferecem 2 megapixel e capacidade de captar imagens em Full HD. Ou seja, sobra qualidade vídeochamadas e fotos tiradas de você mesmo. Num patamar um pouco mais abaixo, temos o Lumia 1020 e o iPhone 5s: ambos trazem câmeras de 1.2 megapixel, que conseguem captar imagens em vídeo com 720p de resolução.

Bateria

Pode ter certeza: esse é um dos itens que mais vão fazer diferença no seu dia-a-dia. A duração da bateria é um ponto-chave. E, quando falamos de aparelhos com tanta capacidade processamento e de telas grandes assim, essa foi uma das primeiras dúvidas que passaram pela nossa cabeça.

Mas, aí, tivemos uma boa surpresa! Usamos o mesmo critério de avaliação de outros laboratórios: vídeo. Para nós, saber quanto tempo as baterias aguentam dando play em vídeos alta definição é um dos melhores indicadores, já que essa é uma das atividades que mais consome carga.

Aqui, quem levou a melhor foi o Note 3. A bateria durou impressionantes 14 horas durante a exibição de vídeos em alta definição.  Depois dele, veio o G2, que cravou cerca de 8 hora de exibição. O Xperia Z1 chegou em terceiro, com algo em torno de 6 horas. Nokia e Apple aparecem em último lugar, com duração em torno de 4 horas.

Sistema operacional

Você, que acompanha o Olhar Digital, já sabe que não atribuímos notas aos sistemas operacionais. Consideramos que no atual estágio de desenvolvimento, Android, Windows Phone e iOS são muito mais uma questão de gosto e de adaptação do que uma escolha técnica.  O iOS tem a seu favor a perfeita integração entre hardware e software da Apple - além da maior loja de aplicativos e da fácil integração com outros produtos da maçã. O Android é o mais versátil e mais aberto. O Google Now, serviço de assistente digital similar ao Siri da Apple, já é mais eficiente que a versão embarcada nos iPhones. O Windows Phone é o novato na turma. A loja tem menos aplicativos. E alguns deles têm desempenho abaixo dos equivalentes nos outros dois sistemas. Mas, a Microsoft conseguiu fazer um sistema leve, que roda suavemente no hardware Nokia.

Preços

São máquinas topo de linha. E os preços acompanham, é claro. Os valores a seguir são os sugeridos pelos fabricantes. É óbvio que você pode encontrar promoções e preços menores no comércio. Se atrelados a um pacote de dados, então, eles podem sair bem mais em conta. A título de comparação, no nosso levantamento, levamos em conta sempre o modelo mais caro de cada aparelho. Ou seja, os modelos que oferecem mais armazenamento interno. o mais caro da turma é o iPhone 5S. Ele sai por 3.600 reais, na versão com 64 giga. Em seguida, vem o Note 3, por 2.900 reais. Lumia 1020 e Xperia Z1 trazem a mesma etiqueta de preço, por 2.400 reais. E o mais barato da turma é o LG G2, por 2.000 reais.

Conclusão

Essa decisão até que foi mais fácil. O vencedor levou a melhor em todos os quesitos, à exceção da câmera traseira. Além do mais, ele nem é o mais caro. Assim, a escolha do Olhar Digital como melhor smartphone topo de linha vai para o Samsung Galaxy Note 3. É claro que precisamos fazer um alerta. O aparelho ganhou em quase tudo. Mas, para muita gente, o tamanho do Note 3 nem deveria colocá-lo na categoria de smartphones. Ele é quase um pequeno tablet. Então, se aparelhos grandões não são seu forte, talvez ele não seja para você. Um detalhe interessante do aparelho é que ele traz a velha canetinha Stylus. E a Samsung fez um trabalho bem-feio no uso do acessório: ele funciona muito bem.

O segundo colocado na nossa disputa também é coreano. A LG com seu G2 fez bonito nessa avaliação. O aparelho também é dos grandalhões, e apresenta uma excepcional velocidade, além de ser o mais barato entre os concorrentes. A tela surpreende, com uma qualidade que nada deixa a desejar em relação vencedor, o Note 3.

Em terceiro, temos a Sony com seu Xperia Z1. O detalhe que chama a atenção aqui é o fato do aparelho ser à prova d’água. A câmera de 20.7 megapixels impressiona, mas não entrega toda a qualidade que esperávamos.

Na quarta posição, temos o Lumia 1020. Esse é um smartphone rápido, mas cujo principal apelo é mesmo a câmera de 41 megapixels. No mais, ele praticamente idêntico ao primo menor, o Lumia 925.

Fechando a fila, temos o iPhone 5S. A Apple apostou no novo processador de 64 bits e super bacana leitor de digitais. Mas, os 64 bits ainda não têm muitos aplicativos que tiram proveito da novidade. Então, no dia-a-dia, você não vai notar muita diferença no uso. O leitor de digitais, sim, oferece uma experiência nova, com mais segurança e conforto. Mas, os preços no Brasil jogam contra a maçã, num patamar bem acima dos concorrentes.

E você, concorda com nossa avaliação? Já testou algum desses aparelhos? Tem observações adicionais? Deixe suas opiniões em nossas páginas. Aproveite para visitar nosso fórum e compartilhar suas opiniões e conhecimento a respeito dos aparelhos.



RECOMENDADO PARA VOCÊ