Compartilhe com seus seguidores
A A A

Review do TCL L10: performance mediana e câmera decepcionante

Alvaro Scola 09/10/2019 14h00

Smartphone de entrada da TCL apresenta lentidões para algumas tarefas e traz uma câmera com resultados ruins

Durante o mês de julho, a TCL revelou mais detalhes e lançou a sua nova linha de smartphones de entrada. Dentre eles, está o TCL L10, um aparelho com um processador Octa-Core e duas câmeras traseiras. O Olhar Digital testou uma unidade deste produto e conta a seguir o que achou dele!

Acabamento e design

O TCL L10 adota o plástico como material de acabamento, sendo que a sua parte traseira se assemelha com o que vemos em um aço escovado, que não pega marcas de dedo facilmente. Algo que chama a atenção de forma negativa aqui é apenas a câmera traseira, que fica bem saliente em relação ao corpo, mas uma capinha de silicone vem com o celular para amenizar isto.Além da câmera, também é na parte traseira que está o leitor de impressões digitais do TCL L10.

Reprodução

Já a tela do aparelho conta com um display LCD de 5,5 polegadas com a resolução HD de 1440 por 720 pixels. De forma geral, as cores das imagens não são muito vivas, mas a tela possui um bom nível de brilho, que facilita o uso do aparelho em diferentes ambientes. No corpo do TCL L10, ainda está presente uma entrada P2 para fones de ouvidos e uma conexão micro USB para o seu carregamento ou transferência de arquivos para o PC.

Reprodução

Especificações técnicas e performance

No que diz respeito as configurações, o TCL L10 traz um processador octa-core com frequências que vão até 1,6 gigahertz, 3 GB de memória RAM e 32 gigabytes de espaço para armazenamento expansível com cartão microSD. O aparelho traz o Android 9 Pie com uma interface praticamente pura. Além deste ponto positivo, também chama a atenção a ausência de apps pré-instalados, o que lhe deixa apenas com programas oficiais do Google. Apesar destes dois pontos a seu favor, o TCL L10 ainda não consegue oferecer um desempenho consistente.

Desde a hora de ligar o aparelho até abrir aplicativos, algumas lentidões são notadas e ações realizadas na tela possuem um certo atraso para serem reproduzidas, o que chega a ser um incômodo. Ao menos, de forma positiva, depois dos aplicativos estarem abertos, estas lentidões são vistas mais ocasionalmente e não atrapalham tanto.

Já para jogos o aparelho se sai um pouco melhor, inclusive, rodando games mais recentes como o Mario Kart Tour sem engasgos ou lentidões. Em relação a autonomia da bateria, o TCL L10 consegue ser utilizado sem problemas por um dia longe da tomada. Entretanto, uma carga completa sua leva um pouco mais de duas horas para ser realizada.

Câmeras

Para as fotografias, o TCL L10 traz em seu conjunto duas câmeras traseiras, a primeira de 16 megapixels e a segunda de 2 megapixels, sendo que as imagens capturadas por elas não apresentam uma boa qualidade. O maior problema do aparelho neste quesito é que as luzes dos ambientes são capturadas de forma incorreta por suas lentes e a imagem final fica com uma iluminação excessiva, que não condiz com o ambiente de verdade. Quando este problema é contornado, as imagens, de forma geral, ficam com cores um pouco apagadas e pecam no nível de detalhes.

Reprodução

Já para as demais funções de fotos, o TCL L10 traz boas opções como o modo panorâmico, retrato e o noturno. Mas na prática, apenas as fotos panorâmicas saem com uma qualidade boa. O modo noturno, por exemplo, não adiciona muita iluminação e a imagem final sai bem granulada. Por sua vez, o modo retrato até traz imagens boas e com cores fiéis, mas as vezes acaba borrando o objeto ou pessoa que deveria estar em foco.

Reprodução

Em compensação, a sua câmera frontal de 8 megapixels funciona bem e traz imagens com cores fiéis e um nível de detalhes aceitável.

Reprodução

Conclusão

O TCL L10 é um smartphone de entrada, que apesar de ter lentidões momentâneas, ainda consegue rodar aplicativos recentes e jogos leves sem grandes problemas. A sua bateria está bem otimizada para o seu conjunto, mas poderia ser carregada de forma mais rápida, já que não é de grande capacidade.

O maior problema do aparelho fica mesmo para as suas câmeras, que dificilmente conseguem entregar uma boa imagem. O TCL L10 foi lançado em julho de 2019 com o preço sugerido de R$800,00, mas já pode ser encontrado em lojas online com o valor em torno de R$600,00.

Smartphones review smartphone TCL videoreview reviews
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você