Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sites monitoram o movimento do seu mouse

Roseli Andrion 05/02/2020 21h30

O clássico "Every Breath You Take", da banda britânica The Police, cabe muito bem para descrever o que muitos sites fazem com os usuários que os visitam. Cada clique de mouse é vigiado por ferramentas e esses dados são usados pelas empresas para entender melhor o comportamento dos visitantes.

Que páginas registram a navegação dos visitantes não é novidade, mas muitas empresas hoje usam um serviço que reúne todos esses dados para criar repetições de sessão com todos os movimentos de um usuário. O resultado é um vídeo que parece uma captura de tela do computador do internauta.

Assim, se em um e-commerce, por exemplo, muitos clientes adicionam itens ao carrinho, mas abandonam a compra em uma parte difícil do processo de pagamento, o serviço ajuda a loja a descobrir como alterar o design da página para otimizar as etapas. Ser capaz de ver quando um usuário hesita em clicar no produto que estava procurando pode dizer muito sobre a eficácia do site. Também pode ser uma ferramenta poderosa de suporte ao cliente.

Por outro lado, isso traz preocupações sobre privacidade. Toda página tem acesso aos dados brutos de comportamento dos internautas, mas quando contratam uma empresa para fazer a análise desses dados, um terceiro elemento entra no conjunto.

Cabe, então, aos sites formatar seus formulários corretamente e usar as ferramentas de exclusão para manter os dados confidenciais fora do alcance de terceiros.

e-commerce Mouse rastreamento
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você