Veja o comparativo entre os melhores relógios inteligentes

Eles estão se tornando mais populares e o interesse pelos smartwatches vem crescendo entre os brasileiros. As opções no mercado são muitas. Neste Laboratório Digital, nós separamos duas categorias - principalmente por causa do preço. De um lado, o caríssimo e isolado Apple Watch (aliás, por este motivo, preferimos não compará-lo aos outros modelos, mas deixamos aqui um review completo do smartwatch da Apple); do outro lado aí, sim: convidamos as principais marcas e comparamos o Watch Urbane, da LG; o Moto 360, da Motorola; e o novíssimo Gear S2, da Samsung - este último, com previsão de chegada no país muito em breve.

DESIGN

A primeira impressão, fora da caixa, no pulso, conta bastante - é questão de gosto. Os três modelos são bem diferentes. O LG Urbane tem design mais clássico - é o que mais lembra um relógio comum analógico. Tem caixa em metal, pulseira de couro e um único botão lateral. Combina bastante com um terno e uma gravata no dia a dia. Já o Moto 360 é uma caixa redonda preta bem minimalista - poucos detalhes, poucos recortes.

O relógio também é feito em metal com pulseira de couro. Seu estilo é mais casual, mas o acabamento também é de primeira linha. Já o Gear S2 foi o que mais chamou atenção. Na nossa opinião, o mais elegante e discreto dos três. O relógio é feito em aço inoxidável e a pulseira é de silicone. O estilo é mais casual, mas também combina com esportes…parece o mais versátil dos três. Neste primeiro quesito, como gosto não se discute, preferimos não atribuir um vencedor. Você escolhe o que mais lhe agrada.

TELA

Aqui as diferenças começam aparecer. De baixo para cima, o Motorola tem tela LCD de 1,56 polegada e resolução de 320 por 290 pixels. Um número interessante de olhar aqui é a densidade de pixels. O Moto 360 tem 205 pixels por polegada quadrada, o que resulta em uma definição intermediária mesmo em uma tela tão pequena.

Em seguida, com a tela um pouquinho menor, o LG traz visor OLED de 1,3 polegada com tecnologia IPS. A resolução e a densidade de pixels é maior do que seu primeiro concorrente. Lado a lado, é fácil comparar a maior definição e contraste oferecido pelo OLED. O Samsung Gear S2 é o que tem a menor tela dos três: 1,2 polegada.

No entanto, a tela Super Amoled da marca coreana, com definição de 360 por 360 pixels e a mais alta densidade de pixels, supera seus rivais com facilidade neste quesito. Vale um adendo: apesar de ter e menor definição, o relógio da Motorola é o único com tela Gorilla Glass à prova de riscos.

PERFORMANCE

Por mais que os smartwatches sejam praticamente uma extensão do seu smartphone, o poder computacional desses relógios inteligentes os deixa mais rápidos e permite o uso de aplicativos mais complexos. O Moto 360 tem em seu interior um processador TI OMAP 3; 4 gigabytes de armazenamento interno e 512 megabytes de memória RAM.

Aliás, os três modelos testados neste Laboratório têm os mesmo 4 Giga de armazenamento e 512 Mega de RAM. Não é aí que eles se diferenciam. O processador do Gear S2 é um Exynos de dois núcleos e velocidade de 1 gigahertz. No topo das especificações fica o LG Watch Urbane, que tem em seu coração o processador Snapdragon 400 de 4 núcleos e clock e 1,2 gigahertz.

Nos números, o LG fica mesmo à frente, mas na experiência de uso, os dois modelos coreanos se equiparam. Usamos aplicativos diferentes nos dois relógios, experimentos a troca rápida entre os apps e o acesso às notificações. É difícil notar qualquer diferença. Já o Moto 360 é pouca coisa mais lento - mas nada que fruste o usuário; longe disso. Sendo assim, no quesito desempenho, o mais justo é decretar um empate entre LG e Samsung.

SISTEMA OPERACIONAL

Entre os três modelos, o único diferente aqui é o Gear S2, que roda o Tizen - sistema operacional proprietário da Samsung. Apesar de ter "cara" de Android e até desempenho similar ao sistema Google, o detalhe negativo fica por conta dos aplicativos. A fabricante coreana diz que, em breve, terá mais de mil apps disponíveis na Gear Store. Já o Moto 360 e o Watch Urbane, da LG, rodam o sistema Android Wear 3.0. O número de aplicativos é imenso. O uso é bastante intuitivo e talvez o visual ainda fique um pouco atrás do que apresenta o Gear S2.

De qualquer forma, sistema operacional também é gosto do usuário - cada um se adapta ao que gosta mais. O importante aqui é que todos combinam com suas especificações técnicas e rodam com fluidez e sem qualquer travamento.

CONECTIVIDADE E SENSORES

Os três modelos, LG, Motorola e Samsung, possuem Bluetooth 4.0 e microfone para comandos de voz. O Moto 360 e o Gear S2 também possuem conexão Wi-Fi. Já reprodução de som, só no LG Watch Urbane e no Gear S2; aliás, para completar o pacote conectividade, apenas o modelo da Samsung traz conexão por proximidade NFC, sendo assim o mais completo dos três.

Já falando em sensores, todos eles trazem monitor cardíaco e contador de passos também. O LG e o Samsung ainda têm acelerômetro e giroscópio. O Watch Urbane é o único possível de se usar com o iPhone - detalhe curioso.

FUNÇÕES

Todo smartwatch tem as mesmas funções básicas: monitorar saúde, trocar a interface do relógio e ver e responder mensagens sem ter tirar o celular do bolso. Como dissemos na parte da conectividade, os três modelos trazem a capacidade de comando por voz; interessante também é o modo de controle do LG Watch Urbane e do Samsung Gear S2. Com eles é possível fazer uma chamada, controlar o player de música do celular, responder notificações. No S2 existe a função para encontrar seu smartphone. Já no LG é possível comandar a câmera do smartphone através do relógio à distância.

Neste quesito, como todos cumprem seu papel - claro, se você estiver com o smartphone por perto, afinal os relógios independentes ainda são totalmente dependentes do celular - um grande empate técnico entre os três concorrentes. Justo!

BATERIA

Se a duração da bateria ainda é o calcanhar de Aquiles nos smartphones, este quesito é extremamente importante nos relógios inteligentes. Nada mais sem sentido do que a bateria do relógio acabar durante o dia, fala verdade. Apesar a diferença de capacidade, as baterias dos modelos Motorola e LG dura, em média, um dia de uso normal - o mínimo esperado.

O destaque, mais uma vez, fica com o Gear S2, que promete entre dois e três dias de duração da bateria dependendo da intensidade do uso. Apesar de a capacidade ser parecida nos três modelos, a Samsung, com a leveza do seu sistema operacional, foi a que chegou a uma melhor eficiência energética. Ponto importante.

PREÇO

Hora de mexer no bolso. Mas o preço pode ser decisivo na hora de comprar um smartwatch. Quanto você está disposto a gastar. O modelo mais barato dos três é o Moto 360; com preço sugerido de 1100 reais. No meio de campo, o LG Watch Urbane custa 1600 reais. O mais caro, talvez também por ser o mais novo, é o Gear S2, da Samsung. Ainda que não esteja disponível imediatamente para venda, a marca nos informou que ele chegará às prateleiras com preços a partir de 1900 reais.

CONCLUSÃO

Uma conclusão um tanto difícil. Uma análise rápida mostra que o preço evolui proporcionalmente à qualidade e funcionalidades disponíveis no relógio. Mas se temos que escolher, vamos lá: em terceiro lugar, o Moto 360 é o mais simples deste Laboratório Digital. A tela com menor resolução e o desempenho mais baixo, apesar de ser o mais barato, deixa o smartwatch da Motorola atrás da concorrência. Por outro lado, se a ideia é entrar neste mundo de relógios inteligentes, é uma boa opção para quem não quer gastar tanto.

O LG Watch Urbane, por 1600 reais - 500 a mais do que o Moto 360, ficou com o segundo lugar. É realmente o modelo mais intermediário possível - não se destaca, mas também não deixa a desejar em nenhum quesito.

Agora o grande campeão deste Laboratório - que deve chegar às lojas muito em breve - é o novíssimo Samsung Gear S2. O uso do relógio através da coroa externa é um detalhe à parte que vale alguns pontos nessa comparação. Além de ser o mais elegante, o sistema operacional Tizen é bastante leve, o que resulta em uma performance ótima e superior aos outros dois modelos testados. A bateria de alta duração também é destaque. Apesar do preço mais alto, não tem como escolher outro vencedor.

A BlackFriday está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.


RECOMENDADO PARA VOCÊ