Compartilhe com seus seguidores
A A A

Vídeo mostra que maior raio do mundo começou em Santa Catarina

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 30/06/2020 20h12

O maior raio em distância horizontal do mundo teve seu início registrado em Santa Catarina. A revelação é de Rachel Albrecht, pesquisadora e meteorologista da USP, e tem como base imagens de satélite divulgadas nesta semana.

O vídeo mostra que a descarga elétrica de 709 quilômetros de extensão e 11.360 segundos de duração surgiu inicialmente na cidade de Campos Novos e se ramificou para dois lados. A extensão e a duração do raio foram medidas com a utilização de um sensor que detecta fontes de descargas elétricas a cada dois milissegundos.

Segundo a pesquisadora, o fato de a região ser propensa à formação de tempestades severas com enorme extensão horizontal contribuiu para que o recorde de distância fosse registrado. A marca foi anunciada na sexta-feira passada pelo comitê da Organização Meteorológica Mundial.

Brasil raio meteorologia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você