Gravado sem roteiro, o romance de Drake Doremus conta a história de amor entre um britânico e uma americana.
Todas as falas do clássico do terror de Eduardo Sánchez e Daniel Myrick foram improvisadas. Os atores receberam apenas resumos de 35 páginas sobre a lenda da Bruxa de Blair.
Apesar do sucesso, o filme de Steven Spielberg começou as gravações sem tubarão, elenco ou roteiro. Entre as falas improvisadas, está a icônica ""Você vai precisar de um barco maior!"
O grande clássico do cinema até tinha um roteiro, mas ele passou por diversas mudanças durante as filmagens. As gravações começaram sem um roteiro completo, e houve muito improviso.
Outro clássico, Lawrence da Arábia também tinha um roteiro, mas foi reescrito diversas vezes por roteiristas diferentes, tornando a pré-produção extremamente conturbada.
Michelle Williams, estrela do filme, contou ter aceitado o papel por causa do roteiro. Mas, ao chegar nas filmagens, o diretor Derek Cianfrance pediu para tudo ser improvisado.
O primeiro filme do MCU tinha apenas um esboço, segundo o ator Jeff Bridges, e se apoiou em muito improviso. Sim, isto inclui a icônica fala de Robert Downey Jr: "Eu sou o Homem de Ferro".
O romance com longos diálogos de Richard Linklater foi criado a partir de conversas ensaiadas e reescritas, e não tinha um roteiro fixo no começo da produção.