Descoberta sobre sistema solar vizinho intriga a Ciência

Story e matéria:  Flávia Correia

Por Olhar Digital

Imgame: Meowu - Shutterstock

O exoplaneta TRAPPIST-1b, situado a 40 anos-luz da Terra, pode ter atividade vulcânica ou uma atmosfera densa, segundo um estudo recente com dados do Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA.

Imagem: NASA, ESA, CSA

A superfície do planeta é extremamente jovem, com até mil anos, sugerindo renovação contínua por magma, indicativo de intensa atividade interna.

Imagem: NASA

Os autores do novo estudo acreditam que processos como vulcanismo ou tectonismo explicam a constante renovação geológica observada.

Imagem: Nazarii_Neshcherenskyi - Shutterstock

TRAPPIST-1b, que faz parte de um sistema de sete exoplanetas ao redor da anã vermelha TRAPPIST-1, é inabitável, mas útil para estudar dinâmicas planetárias.

Imagem: Arc Jabbar - Shutterstock

Os dados do JWST apontam variações de temperatura compatíveis com uma superfície vulcânica rica em minerais ou uma atmosfera nebulosa.

Imagem: Dima Zel - Shutterstock

A gravidade da estrela e dos planetas vizinhos pode aquecer o interior de TRAPPIST-1b, mantendo sua atividade geológica constante.

Imagem: Angel Soler Gollonet - Shutterstock

Outra hipótese é a presença de uma atmosfera rica em dióxido de carbono com inversão térmica, fenômeno semelhante ao de Titã, lua de Saturno.

Imagem: Whitelion61 - Shutterstock

Para saber mais detalhes sobre a descoberta, acesse a matéria completa no link abaixo!

Imgame: Meowu - Shutterstock