“Monstro galáctico”: Inkathazo é 32 vezes maior do que a Via Láctea

Story: Matheus Labouredette

Por Olhar Digital

Matéria: Samuel de Oliveira

Imagem: K.K.L Charlton (UCT), MeerKAT, HSC, CARTA, IDIA

Um grupo de pesquisadores da África do Sul encontrou um membro desses colossos cósmicos, o Inkathazo, uma espécie de galáxia com 32 vezes o diâmetro da Via Láctea.

Imagem: veritasiium

A nova descoberta é classificada como uma Radiogaláxia Gigante. Esse tipo se forma a partir da presença de buracos negros supermassivos muito ativos em seu interior.

Imagem: Kole657687

O Inkathazo é o mais recente desse grupo a ser descoberto e seus jatos não se parecem com os de outros GRGs.

Imagem: K.K.L Charlton (UCT), MeerKAT, HSC, CARTA, IDIA.

O apelido significa “problema” em IsiZulu e IsiXhosa, línguas locais da África do Sul, porque tem sido complicado para os cientistas entenderem a física por trás do astro colossal.

Imagem: Latrina73

Ela não tem as mesmas características de muitas outras radiogaláxias gigantes. Por exemplo, os jatos de plasma têm um formato incomum. 

Imagem: pabco

Em vez de se estender de ponta a ponta, um dos jatos está torto

Imagem: K.K.L Charlton (UCT), MeerKAT, HSC, CARTA, IDIA

Quer saber mais? Arrasta pra cima e veja matéria completa

Imagem: K.K.L Charlton (UCT), MeerKAT, HSC, CARTA, IDIA