Foto: ZF
Story: Vitória Gomez Matéria: Vitória Gomez
As bicicletas elétricas pesam mais do que os modelos tradicionais - e boa parte da culpa é do motor.
Foto: Patryk Kosmider/Shutterstock
A empresa de tecnologia automotiva ZF resolveu mudar isso com um motor bem menor e mais leve.
Foto: ZF
O resultado foi o CentriX, um sistema elétrico com 2,5 kg e do tamanho de uma lata de refrigerante.
Foto: ZF
Apesar de compacto, ele não perde potência: tem 600 W, motor de 48 V e torque de 90 Nm.
Foto: ZF
Além de motor, o sistema inclui hardware de controle, app, conexão em nuvem e duas opções de bateria.
Foto: ZF
O foco do motor são ciclistas de mountain bikes, mas também há uma versão menos potente para cidades.
Foto: ZF
O modelo já foi apresentado na Eurobike 2024 na bicicleta e-MTB Tarok, da empresa alemã Raymon.
Foto: Raymon
A expectativa é que o modelo com o mini motor esteja à venda no início de 2025.
Foto: ZF
Gostou? Veja mais na reportagem completa do Olhar Digital
Foto: ZF