Motor de e-bike tem tamanho de lata de refrigerante — e muito torque

Foto: ZF

Story: Vitória Gomez Matéria: Vitória Gomez

Por Olhar Digital

As bicicletas elétricas pesam mais do que os modelos tradicionais - e boa parte da culpa é do motor.

Foto: Patryk Kosmider/Shutterstock

A empresa de tecnologia automotiva ZF resolveu mudar isso com um motor bem menor e mais leve.

Foto: ZF

O resultado foi o CentriX, um sistema elétrico com 2,5 kg e do tamanho de uma lata de refrigerante.

Foto: ZF

Apesar de compacto, ele não perde potência: tem 600 W, motor de 48 V e torque de 90 Nm.

Foto: ZF

Além de motor, o sistema inclui hardware de controle, app, conexão em nuvem e duas opções de bateria.

Foto: ZF

O foco do motor são ciclistas de mountain bikes, mas também há uma versão menos potente para cidades.

Foto: ZF

O modelo já foi apresentado na Eurobike 2024 na bicicleta e-MTB Tarok, da empresa alemã Raymon.

Foto: Raymon

A expectativa é que o modelo com o mini motor esteja à venda no início de 2025.

Foto: ZF

Gostou? Veja mais na reportagem completa do Olhar Digital

Foto: ZF