Story: Matheus Labourdette Matéria: Gabriel Sérvio
Imagem: divulgação/Latin NCAP
O resultado do Citroën C3 Aircross no Latin NCAP, com zero estrelas em segurança, reacendeu o debate sobre segurança veicular no Brasil.
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Historicamente, modelos vendidos no país não eram referência em segurança.
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Um cenário que começou a mudar com a obrigatoriedade de airbags duplos e freios ABS em 2014.
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Os testes do Latin NCAP avaliam a proteção de passageiros e pedestres, além da eficácia dos sistemas de assistência, atribuindo de uma a cinco estrelas.
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A nota zero indica um risco maior para os ocupantes em caso de acidentes. Confira quem foi mal:
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Fiat Argo/Cronos (2021), a reavaliação da dupla da Fiat com novos critérios em dezembro de 2021 resultou em zero estrelas.
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JAC E-JS1 (2022), o compacto elétrico, um dos mais baratos do Brasil, também zerou em segurança em dezembro de 2022.
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Ford Ka/Ka+ (2020), o modelo teve bom desempenho na colisão frontal em dezembro de 2020, mas a fragilidade na lateral resultou em zero estrelas.
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Citroën C3 (2023), mesmo com plataforma moderna, o hatch decepcionou em julho de 2023.
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Kia Sportage (4ª geração, 2021), a versão importada da Coreia do Sul obteve resultados alarmantes em dezembro de 2021.
Imagem: Kia/reprodução
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