A análise de mais de 4 mil objetos de pedra encontrados na Ilha Barrow, no noroeste da Austrália, revelou que um caminho submerso com ligação para o continente já foi rota de passagem para aborígenes. Além de apresentar mais informações sobre como esse povo vivia no local, o estudo sugere uma rede de comércio e intercâmbio milenar.

Leia mais:

publicidade

Descobertas sobre os povos na Austrália

Por causa de artefatos arqueológicos encontrados no local, pesquisadores já sabiam que havia vida na Ilha Barrow, um território de 202 km quadrados a 60 km da costa noroeste da Austrália.

As novas descobertas ajudaram a entender a relação dos aborígenes (povo indígena do continente) com a ilha. Isso porque, antes da era do gelo, o nível do mar estava baixo o suficiente para expor a plataforma entre a Austrália continental e o território, formando um caminho direto entre os dois locais.

publicidade

Segundo David Zeanah, antropólogo da Universidade Estadual da Califórnia e autor do estudo, a pesquisa destaca as milenares “conexões de longo prazo” dos povos com os dois territórios – e como eles transitavam entre eles.

Localização da Ilha Barrow, a noroeste da costa da Austrália (Imagem: Google Maps/Captura de tela)

Artefatos arqueológicos

Para fazer a análise, a equipe examinou 4.400 artefatos de fatiar, cortar e moer em diversos locais da Ilha Barrow.

publicidade

O que surpreendeu os pesquisadores foi que as ferramentas encontradas nas cavernas da ilha eram feitas de calcário, um material geológico abundante por lá. Já os objetos encontrados ao ar livre eram feitas de rochas ígneas e arenito, presentes na porção continental.

Objetos de pedra encontrados na Ilha Barrow (Imagem: ScienceDirect/Reprodução)

Conclusões sobre os povos na Austrália

  • Uma das conclusões foi que, por causa da diversidade de tipos de pedra, pessoas de fora da ilha frequentavam o local;
  • Zeanah acredita que eram pessoas de lugares distantes e que o local servia como via de comércio e intercâmbio, formando uma rede social entre grupos;
  • Outra descoberta é que os materiais provenientes da ilha estavam desgastados pela água, sugerindo que, antes de se tornarem ferramentas, as pedras foram selecionadas manualmente de rios ou costeiras;
  • Os pesquisadores não sabem exatamente porque os materiais encontrados dentro de cavernas são diferentes dos encontrados no exterior. Uma hipótese é relacionada à própria composição da rocha, já que o calcário não sobrevive à exposição na superfície por tanto tempo;
  • Outra hipótese é que quando o nível do mar começou a aumentar, os habitantes da ilha se instalaram em cavernas e começaram a depender mais do calcário, explicando a concentração.