Como informamos no início do mês, aqui no Olhar Digital, as montadoras chinesas Omoda e Jaecoo chegarão ao Brasil em 2024 juntas. Elas pertencem ao Grupo Chery, mas serão independentes dele aqui no Brasil.

O plano é bastante ambicioso e visa ter o maior número possível de concessionárias no país: algo na casa das 50 ainda neste ano. A Omoda/Jaecoo, que será uma coisa só aqui no Brasil, deve anunciar os primeiros lojistas já em maio, para iniciar as vendas até agosto.

publicidade

Leia mais

Uma curiosidade é que as marcas, apesar de chinesas, não existem na China! Elas fazem parte do grupo Chery Internacional e são exclusivas para outros mercados, mercados de exportação.

publicidade

Novas no circuito, uma de 2022 e outra de 2023, elas possuem funcionários de outras áreas. A ideia é que eles tragam experiências e ensinamentos de outras culturas, enriquecendo a indústria chinesa.

O próprio diretor da operação brasileira, Alex Wang, foi diretor na Huawei e na Alibaba antes de assumir o projeto Omoda/Jaecoo no país.

publicidade

Os carros da nova marca

Omoda 5 (Imagem: Omoda/Divulgação)
  • Até o momento, a Omoda confirmou apenas o Omoda 5 no Brasil.
  • Ele é um SUV médio com três versões, incluindo com motor 1.5 Turbo híbrido leve e câmbio CVT, custando entre R$ 160 mil e R$ 230 mil (versão elétrica, com motor entre 204 cv e 2224 cv).
  • Por sua vez, a Jaecoo terá dois modelos.
  • Um deles é o Jaecoo J7 com 4,5 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. Ele terá versão híbrida plug-in, com motor 1.6 Turbo e dois motores elétricos, capazes de gerar 197 cv e 29,6 kgfm.
  • A montadora ainda não confirmou oficialmente qual será o outro carro.
  • Segundo informa o site Motor1, a montadora pretende ter 8 modelos diferentes no Brasil até 2026, sendo seis de volume e dois “mais de nicho”.
  • Um deles será o Omoda 7, que, segundo a própria marca, é um rival do Toyota RAV4.
  • O lançamento oficial dele deve ocorrer nos próximos dias.
  • Outro modelo já no forno é o Jaecoo 6, que já foi apresentado na Tailândia e é baseado no Chery iCar 03.

Mais sobre o Jaecoo J7

Jaecoo J7 (Imagem: Jaecoo/Divulgação)
  • Trata-se de um SUV híbrido que chega para rivalizar com o também chinês GWM Haval H6.
  • A autonomia é impressionante: de mais de 1.200 km, sendo que 100 km podem ser percorridos apenas no modo elétrico.
  • São sete modos de condução: Normal, Econômico, Sport, Areia, Lama, Neve ou Off-Road.
  • O SUV tem 4,5 m de comprimento, 1,8 m de largura e 2,6 m de entre-eixos.
  • Traz ainda central multimídia na vertical com 14,8″, painel digital de 10″, carregador por indução e conta com assistentes de condução como frenagem autônoma de emergência, detector de ponto cego e alerta de mudança de faixa.
Interior do Jaecoo J7 (Imagem: Jaecoo/Divulgação)
  • O preço não foi divulgado, mas será mais baixo que o do GWM Haval H6 PHEV, hoje custando R$ 279 mil.

As informações são do Motor1.