Não há mais dúvidas de que a prática regular de atividade física previne doenças e melhora a qualidade de vida. Mas existe algum horário ideal para isso? Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, tenta responder esta questão.

Mulher praticando atividade física (Imagem: Pixabay)

Queda significativa nos níveis de glicose no sangue

• Os cientistas analisaram dados de 186 adultos, com média de 47 anos, e com sobrepeso e/ou obesidade.
  • Todos os pacientes usaram um acelerômetro para rastrear o movimento e um monitor contínuo de glicose por duas semanas.
  • Os pesquisadores descobriram que os participantes que praticaram exercícios entre 18h e meia-noite apresentaram quedas significativas nos níveis de glicose no sangue.
  • De acordo com o estudo, publicado na revista Obesity, essa queda se manteve durante todo o dia, e não apenas imediatamente após a conclusão do esforço físico.
Imagem mostra um par de pernas femininas com tênis e roupa fitness, caminhando por uma rua
Prática de atividade física faz bem à saúde (Imagem: Izf/Shutterstock)

Outros benefícios dos exercícios físicos

Os pesquisadores classificaram os participantes do estudo como pessoas ativas (quando realizavam entre 21 e 42 minutos de exercício por dia) e muito ativas (mais de 42 minutos de exercício por dia).

Eles observam que alcançar níveis mais baixos de glicose no sangue é uma estratégia importante para ajudar a combater o diabetes, especialmente em pessoas com sobrepeso. A conclusão foi que o ideal é priorizar a prática de exercício durante o final da tarde e à noite.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado os benefícios ao se exercitar em determinados momentos do dia. Uma delas aponta que encerrar uma sessão de exercícios cerca de duas horas antes de dormir pode melhorar significativamente o sono.

Outro estudo demonstrou que, se as mulheres malhavam pela manhã, elas eram mais propensas a perder gordura da barriga e baixar a pressão arterial, mas se fizessem isso à noite, eram capazes de aumentar a força da parte superior do corpo, resistência e até mesmo aumentar seu humor geral. No mesmo experimento, homens que malhavam à noite podiam baixar a pressão arterial, queimar mais gordura e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Por fim, uma pesquisa do ano passado concluiu que não importa quando você se exercita, mas a escolha de uma rotina, ou seja, praticar exercícios sempre no mesmo horário, mantém os ossos saudáveis.