Nesta segunda-feira (10), Apple e OpenAI anunciaram parceria, que vai levar o ChatGPT à Siri e ao iOS 18. Só que Elon Musk não gostou disso.

Após o anúncio, o bilionário sul-africano afirmou que, se realmente o ChatGPT for integrado ao iOS 18, ele banirá dispositivos Apple de suas empresas, informou a Reuters.

publicidade

Leia mais:

publicidade
openai apple
Parceria, anunciada nesta segunda-feira (10), irritou bilionário (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

No X, rede social da qual é dono, Musk disse que “essa é uma violação de segurança inaceitável” e completou: “E os visitantes [de suas empresas] terão que deixar seus dispositivos Apple na porta, onde serão armazenados em uma gaiola de Faraday”.

publicidade

Elon Musk com ciúmes da relação entre Apple e OpenAI?

  • Vale lembrar que Musk também é dono de Tesla, SpaceX, Starlink, Neuralink e xAI;
  • Esta última é concorrente direta da OpenAI, pois também tem uma inteligência artificial (IA) generativa: o Grok;
  • Por enquanto, o Grok está disponível para assinantes do X;
  • Além disso, Musk processou, em março, a OpenAI, empresa que ele cofundou em 2015, e Sam Altman, CEO da companhia, alegando que abandonaram sua missão original de desenvolver a IA para benefício da humanidade, e não para fins lucrativos;
  • Portanto, não é estranho imaginar que Musk está com “ciúmes” da parceria entre Apple e OpenAI, e gostaria que a empresa da maçã tivesse firmado contrato com a xAI.

A Reuters pediu que a Apple e a OpenAI comentassem sobre o assunto, mas não recebeu retorno.

Apesar da acusação de falta de segurança no movimento da Apple com a OpenAI, a fabricante do iPhone afirmou que construiu uma IA, chamada de Apple Intelligence, focando na privacidade e segurança. Quando a IA não conseguir rodar a solicitação no próprio dispositivo, poderá requerer ao usuário que o faça em um servidor na nuvem totalmente privado. Saiba mais sobre o tema aqui.

publicidade

Musk seguiu com os ataques no X: “É evidentemente absurdo que a Apple não seja inteligente o suficiente para criar sua própria IA, mas seja de alguma forma capaz de garantir que a OpenAI protegerá sua segurança e privacidade!”

Ele realizou várias outras publicações, onde criticou ferozmente a parceria e as empresas.

O CEO da consultoria Creative Strategies, Ben Bajarin, entende ser improvável que mais executivos sigam Musk e tomem tal atitude, e acrescentou que a Apple está tentando mostras às pessoas que uma nuvem privada tem a mesma segurança que o armazenamento de dados direto no dispositivo.

xai
Musk tem sua própria empresa de IA atualmente, o que ajudaria a justificar suas críticas à parceria ente Apple e OpenAI (Imagem: JRdes/Shutterstock)

O que [a Apple] está tentando adicionar agora à narrativa é que quando [os dados] saem e vão para a nuvem privada segura, está da mesma forma levando o mesmo anonimato dos dados do usuário e o firewall dessas informações para você.

Ben Bajarin, CEO da consultoria Creative Strategies, em entrevista à Reuters