Você comprou alguma coisa para o seu companheiro? Para o seu marido? Para sua mulher? Namorada? Namorido? Ficante? Bom, se você estiver lendo isso aqui até as 23h59 do dia 12 de junho, ainda dá tempo. Você vai se juntar a milhões de brasileiros que compraram uma lembrancinha para o seu par.

Lembrancinha naquelas. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que no Dia dos Namorados deste ano o consumidor brasileiro deve desembolsar em média R$ 238 com os presentes. Com isso, a estimativa é que o setor de varejo e serviços movimente cerca de 23 bilhões de reais.

publicidade

Leia mais

O comércio está animado – e não tem como ser diferente. A data é a segunda mais importante do calendário de vendas do primeiro semestre, perdendo apenas para o Dia das Mães. Na segunda parte do ano, a coisa sobe de patamar: hoje em dia é muito difícil enfrentar o Natal e a Black Friday.

publicidade

O estudo divulgado pelas duas entidades também traz alguns dados interessantes sobre o comportamento da nossa população – que mudou nos últimos anos. E o principal destaque é o Pix.

Pessoa segurando celular com imagem de logotipo do PIX aberta em frente tela com foto de notas de reais
O Pix superou o cartão de débito na preferência dos consumidores (Imagem: Cris Faga/Shutterstock)

O Pix subindo na preferência

  • A ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central estreou em novembro de 2020, ou seja, não completou nem 4 anos ainda.
  • Mesmo assim, o Pix acaba de superar o cartão de débito na preferência dos consumidores no Dia dos Namorados.
  • Segundo o levantamento, 27% das pessoas fizeram ou farão compras utilizando o Pix.
  • O cartão de débito teve apenas 13% e o líder da estatística é o cartão de crédito, com 31%.
  • Existem algumas explicações para isso.
  • Sobre o crédito, muita gente ainda prefere (ou precisa) parcelar as compras.
  • Ajuda muito se o vendedor fizer isso sem juros.
  • Já o Pix tem a facilidade de ser muito rápido, sem a necessidade de apresentar dados bancários e de ter algumas promoções ligadas a ele.
  • Pois é, você já deve ter visto (ou comprado) algo com desconto por ter pagado no Pix.
  • Isso acontece normalmente por que esse meio de pagamento tem um custo menor para a operação do vendedor.

Outros dados da pesquisa sobre o Pix

Eu adoro acompanhar esses levantamentos para ver se o meu comportamento e as minhas escolhas para o ano refletem o que a maioria das pessoas está fazendo.

publicidade

Já falei sobre o gasto médio de R$ 238 – que eu particularmente achei alto. A pesquisa também mostrou que os produtos mais procurados são cosméticos, roupas e calçados.

Dia dos Namorados
Não precisa gastar os R$ 238, mas também não dá para passar em branco (Imagem: 4 PM production/Shutterstock)

O estudo também revelou que 65% dos pagamentos serão realizados à vista, enquanto 33% optarão pelo parcelamento. E, para lidar com os preços elevados, 76% dos consumidores pesquisaram antes de comprar, principalmente pela internet.

publicidade

Os dados apontam ainda que 29% das pessoas ouvidas reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes no Dia dos Namorados. Entre os principais motivos estão:

  • acreditam que os parceiros merecem (30%);
  • querem agradar o amor sem olhar para preço (26%);
  • e gostam de impressionar (16%).

Quanto à forma de celebração, 37% planejam comemorar em casa, 29% em restaurantes e 9% na residência do(a) parceiro(a). A pesquisa indica, por fim, que 71% dos entrevistados acreditam que receberão presentes na data.

Pois é, bastante gente… Então trate de comprar alguma coisinha porque a outra pessoa está esperando. Como disse, se o relógio não mostrou a meia-noite do dia 13, ainda dá tempo.