A figura dos vampiros causa uma atração ambígua nos espectadores, mesclando medo e fascínio. Esses seres míticos, geralmente representados como imortais que se alimentam de sangue humano, possuem uma aura de mistério e sedução

Como são frequentemente associados à noite, ao poder sobrenatural e à luta entre o bem e o mal, os vampiros tornaram-se personagens irresistíveis para o cinema.

publicidade

Pensando nisso, resolvemos listar os 10 melhores filmes com vampiros. Confira a seguir!

Vampires (1998) / Crédito: Summit Entertainm (divulgação)

Entrevista com o Vampiro (1994)

Interview with the Vampire (1994) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Sucesso comercial e bem recebido pela crítica, “Entrevista com o Vampiro” se basei no romance de mesmo nome de Anne Rice. O filme é dirigido por Neil Jordan e protagonizado por dois astros do cinema: Tom Cruise e um Brad Pitt em ascensão. Kirsten Dunst, Christian Slater, Antonio Banderas e Stephen Rea completam o elenco.

publicidade

A trama segue o relato de Louis de Pointe du Lac (Pitt) a um repórter (Slater). Ele afirma ser um vampiro e conta sua jornada ao longo de duzentos anos.

Os Garotos Perdidos (1987)

The Lost Boys (1987) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Amazon Prime Video, YouTube Filmes, Microsoft Store e Apple TV.

Mais um filme de vampiros que foi um sucesso comercial, “Os Garotos Perdidos” também ganhou status cult ao longo dos anos. Com direção de Joel Schumacher, o filme tem no elenco atores jovens de sucesso da época, como: Corey Haim, Corey Feldman, Jason Patric, Kiefer Sutherland, Jami Gertz, Dianne Wiest, Edward Herrmann e Barnard Hughes.

publicidade

Na trama, dois irmãos adolescentes se mudam para uma cidade na Califórnia que serve de refúgio para vampiros.

Leia mais:

publicidade

Drácula (1931)

Dracula (1931) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine, Oldflix e Looke.

A interpretação de Bela Lugosi como o conde Drácula neste clássico do terror estabeleceu o personagem como um ícone cultural, além de definir o arquétipo do vampiro como o conhecemos hoje.

Com direção de Tod Browning, o filme é uma adaptação da peça teatral de 1924, que, por sua vez, foi baseia-se o romance de Bram Stoker, publicado em 1897.

Na trama, Drácula parte da Transilvânia para a Inglaterra e se alimenta de suas vítimas, mas seu foco é a filha de um médico.

O Vampiro da Noite (1958)

Dracula (1958) / Crédito: Hammer Film Productions, Universal-International (divulgação)
  • Não disponível nos streamings

Outra adaptação clássica de “Drácula” para o cinema é esta com produção da Hammer Film Productions. O longa conta com a direção de Terence Fisher e traz as atuações marcantes de Christopher Lee como Conde Drácula e Peter Cushing como Doutor Van Helsing.

Na trama, Doutor Van Helsing tenta impedir Drácula depois de ter seu amigo, o caçador de vampiros Jonathan Harker, transformado em morto-vivo. Além disso, a noiva de Harker é o novo alvo de Drácula.

Nosferatu (1922)

Nosferatu – Eine Symphonie des Grauens (1922) / Crédito: Film Arts Guild (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no NetMovies e Pluto TV.
  • Disponível para assinantes do Looke e Belas Artes à La Carte.

Dirigido por F. W. Murnau, “Nosferatu” é um filme mudo alemão considerado um dos maiores clássicos do cinema de terror. O longa é uma adaptação não autorizada do romance “Drácula” de Bram Stoker.

Na trama, Conde Orlok (Max Schreck) é um vampiro da Transilvânia que parte para a Alemanha, espalhando terror. Seu grande interesse é a mulher de seu corretor de imóveis.

Vampiros de John Carpenter (1998)

Vampires (1998) / Crédito: Summit Entertainm (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Oldflix.
  • Disponível para alugar ou comprar no Amazon Prime Video, YouTube Filmes e Apple TV.

Dirigido pelo cultuado cineasta John Carpenter, “Vampiros” mistura terror e faroeste. James Woods protagoniza o longa como Jack Crow, líder de uma equipe de caçadores de vampiros. 

Daniel Baldwin, Sheryl Lee (conhecida por seu papel como Laura Palmer em “Twin Peaks”), Thomas Ian Griffith, Tim Guinee e Maximilian Schell completam o elenco.

Na trama, Jack Crow e sua equipe tentam impedir o poderoso vampiro Jan Valek (Griffith), que busca uma antiga relíquia que permite aos vampiros existirem sob a luz do sol.

Quando Chega a Escuridão (1987)

Near Dark (1987) / Crédito: De Laurentiis Entertainment Group (divulgação)
  • Não disponível nos streamings

Mais um filme de vampiros que ganhou status cult com o tempo, “Quando Chega a Escuridão” falhou nas bilheterias na época de seu lançamento. Porém, o filme foi bem recebido pela crítica e passou a ser apreciado por cinéfilos ao longo dos anos.

Misturando terror e faroeste, o longa é escrito e dirigido por Kathryn Bigelow (“Guerra ao Terror”). Adrian Pasdar, Jenny Wright, Bill Paxton, Lance Henriksen e Jenette Goldstein estrelam a produção.

Na trama, um jovem de uma cidade pequena é seduzido e mordido por uma vampira. Após se transformar, ele se junta ao grupo nômade de vampiros ao qual ela pertence.

Inocente Mordida (1992)

Innocent Blood (1992) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)
  • Não disponível nos streamings

Fazendo uma mistura inusitada de gêneros, “Inocente Mordida” mescla vampiros, comédia, terror e filmes de máfia. O longa conta com a direção de John Landis, cineasta responsável por sucessos como “Os Irmãos Cara de Pau”, “Um Lobisomem Americano em Londres”, “Um Príncipe em Nova York” e “Trocando as Bolas”.

A trama segue uma vampira (Anne Parillaud) que só se alimenta de pessoas más. Porém, quando ela morde um chefão da máfia (Robert Loggia) e não consegue descartá-lo, surgem problemas. 

O mafioso vira um vampiro e transforma seus capangas também. Entretanto, ela conta com a ajuda de um policial (Anthony LaPaglia).

A Hora do Espanto (1985)

Fright Night (1985) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Amazon Prime Video e Apple TV.

Dirigido e escrito por Tom Holland, “A Hora do Espanto” foi um grande sucesso comercial e recebeu elogios da crítica. O longa ganhou uma sequência e um remake que também teve continuação.

Na trama, um adolescente (Charley Brewster) descobre que seu novo vizinho (Chris Sarandon) é um vampiro. Porém, ninguém acredita no jovem. Ele então busca a ajuda de um apresentador de um programa de terror que se autodenomina caçador de vampiros (Roddy McDowall).

O Vício (1995)

The Addiction (1995) / Crédito: October Films (divulgação)
  • Não disponível nos streamings

Dirigido pelo cultuado Abel Ferrara, “O Vício” é um filme de terror e drama com alta carga filosófica. Além disso, o filme é filmado em preto e branco. O longa conta com Lili Taylor, Christopher Walken, Annabella Sciorra, Edie Falco e Michael Imperioli e elenco.

Na trama, uma estudante de filosofia em Nova York (Taylor) é mordida por uma mulher misteriosa e se transforma em uma vampira. A partir daí, ela fica viciada em sangue e passa a refletir sobre sua nova condição.