Em abril, o Yahoo comprou o que restava do Artifact, o aplicativo de notícias e recomendações alimentado por IA dos cofundadores do Instagram, que foi encerrado no início deste ano. Como resultado, o aplicativo Yahoo News agora é assistido por IA.

Leia mais:

publicidade

O Yahoo lançou uma atualização em seu aplicativo de notícias na última quinta-feira (13) com feeds pessoais baseados em IA, destaques principais e a capacidade de sinalizar manchetes que fazem uso de clickbait.

A atualização já está válida nos EUA, e mostra como a tecnologia pode melhorar o feed de notícias do Yahoo, que no país americano atrai mais de 180 milhões de visitantes todos os meses.

publicidade

O novo Yahoo News já está disponível para celular e posteriormente ficará também para desktop. Ao acessar pela primeira vez, o usuário deve escolher tópicos e editorias de interesse para que seus algoritmos personalizem seu feed de acordo.

yahoo tem boa audiência no Japão
Personalização do Yahoo News ganha novas possibilidades graças aos novos recursos de IA – Imagem: IB Photography/Shutterstock

Recurso de IA permite saber os pontos-chave de uma notícia

  • Um recurso digno de nota é a capacidade de dar uma olhada rápida nas “destaques principais” de uma determinada história.
  • É uma pequena lista de ideias principais que (se você solicitar) aparecem no topo de um artigo para economizar tempo.
  • O Artifact também possuía esse recurso, chamado de “sumarizar”, que foi adaptado para o Yahoo.

É possível personalizar ainda mais seu feed bloqueando palavras-chave que o usuário deseja evitar, ou editores cujo conteúdo não agrada.

publicidade

Um dos recursos mais interessante é o de sinalizar clickbait, o que faz com que a IA reescreva manchetes que sejam enganosas, excessivamente sensacionalistas ou que ocultem informações críticas.

IA do Yahoo consegue reecrever manchetes que usam clikcbait – (Imagem: Primakov / Shutterstock)