O novo anúncio do WhatsApp mostra uma situação que não é comum no Brasil: uma pessoa fica de fora da conversa no grupo da família (onde todos tem iPhone) por ter trocado de celular (e este ser Android). É o tipo de anúncio que passaria batido. Mas a família em questão é a da série Modern Family. E isso muda tudo.

Anúncio do WhatsApp passaria batido no Brasil, não fosse pelo elenco de Modern Family

  • O novo anúncio do WhatsApp, que reuniu parte do elenco da série Modern Family, destaca a compatibilidade do aplicativo tanto com iPhone quanto celulares Android;
  • Nos Estados Unidos, onde a maioria das pessoas usa iPhone, a exclusão de usuários de Android de conversas e grupos no aplicativo de mensagens da Apple é comum. O anúncio busca sensibilizar estadunidenses para essa questão, sugerindo o uso do WhatsApp como solução;
  • No comercial, Claire Dunphy menciona que Mitchell Pritchett ficou de fora do grupo da família por mandar fotos em baixa resolução e “curtidas estranhas” após trocar seu iPhone por um celular Android;
  • No entanto, a Meta tem pouco tempo para convencer usuários dos EUA a trocarem o aplicativo da Apple pelo WhatsApp. Isso porque a empresa de Tim Cook anunciou que vai adicionar suporte ao Rich Communication Services (RCS) no iOS 18, o que deve trazer de vez usuários de Android para conversas em iPhone.

A ideia do anúncio é mostrar como o aplicativo da Meta funciona tanto no iPhone quanto no Android, sem deixar ninguém de fora da conversa. Coisa que usuários brasileiros estão cansados de saber. Mas nos Estados Unidos, para onde o anúncio é direcionado, essa diferença não é óbvia.

publicidade

Assista abaixo:

Leia mais:

publicidade

Quando o assunto é celular, iPhone é maioria nos EUA. Por isso, usuários estadunidenses estão acostumados a usar o aplicativo de mensagens da Apple para se comunicar. E se alguém usar celular Android, a chance de ficar de fora de alguma conversa (ou grupo) é grande. Daí a sacada do anúncio.

Parte do elenco de Modern Family se reúne no WhatsApp

Cena de anúncio do WhatsApp com elenco de Modern Family
Elenco de Modern Family migra para WhatsApp no novo anúncio da Meta (Imagem: Reprodução/YouTube)

Usuários de iPhone geralmente evitam convidar amigos com Android para grupos nos EUA pois isso faz com que a conversa mude do iMessage (no qual os balões são azuis) para o MMS (balões verdes). Essa mudança desabilita funcionalidades como criptografia, envio de imagens em alta resolução e sinalizações de “recebido” e “lido”.

publicidade

O anúncio do WhatsApp aborda essa questão quando Claire Dunphy (Julie Bowen) diz a Mitchell Pritchett (Jesse Tyler Ferguson) que ele ficou de fora do grupo da família por mandar “fotos borradas” (leia-se: em baixa resolução) e “curtidas estranhas”. E isso ocorre porque o celular novo dele é Android.

“Não cometa o erro dessa família – mude para o WhatsApp para mensagens contínuas e privadas em todos os celulares”, diz o slogan do anúncio, que também traz Phil Dunphy (Ty Burrell) e Cameron Tucker (Eric Stonestreet).

publicidade

Aplicativo de mensagens da Apple vai funcionar melhor com Android

Pessoa usando celular – no caso, um iPhone 15 Pro
(Imagem: chainarong06/Shutterstock)

O comercial da Meta tira proveito dos anos de provocações sobre amigos com “balões verdes”. Mas pode ter apenas alguns meses para convencer estadunidenses a trocar o aplicativo de mensagens da Apple pelo WhatsApp.

É que a empresa anunciou recentemente que vai adicionar suporte ao Rich Communication Services (RCS) no iOS 18, próximo sistema operacional do iPhone. Isso vai substituir o padrão antigo de SMS – e, espera-se, trazer de vez usuários de Android para conversas entre iPhones. Sem balões verdes.

Seja como for, pelo menos fãs de Modern Family puderam ver alguns dos membros do elenco juntos novamente em seus antigos papéis por um brevíssimo período. A série, disponível atualmente no Star+, terminou há quatro anos e não há planos para reboot.