Já ouviu falar no termo dumbphone? Sim, na tradução livre fica algo como “telefone burro”. Mas é claro que de burro esses aparelhos não têm nada. O nome serve simplesmente para marcar um antagonismo aos smartphones.

Esse, aliás, é um assunto sobre o qual gosto bastante de falar. Será que estamos ficando tempo demais na frente da telinha? Será que estamos viciados em olhar para o celular? E será que isso faz mal para o nosso cérebro? Essa pergunta eu já respondi em outro texto do Olhar Digital. A ideia neste é mostrar que algumas empresas do mercado têm a mesma preocupação.

publicidade

Leia mais

A Light vem tentando enfrentar os smartphones há 7 anos aproximadamente. A empresa sabe que não tem como vencer essa disputa. Mas ela tem como objetivo apresentar uma alternativa para aquelas pessoas que querem desacelerar. Querem dar um passo para trás quando o assunto são celulares.

publicidade

E o Light Phone acaba de chegar à sua terceira geração – e ele vem com muitos acessórios modernos. Diferentemente de um dumb comum, que muitas vezes, vem sem acesso à internet, o Light Phone 3 tem até um chip NFC, para que o aparelho realize pagamentos no futuro.

O conceito principal, porém, é simplificar. Ser minimalista, apresentando uma tela preta com textos brancos apenas e sem aquela cascata de notificações com a qual nos acostumamos.

publicidade

Conheça o modelo

O Light Phone 3 parece um BlackBerry de antigamente – Imagem: Divulgação/Light
  • O Light Phone 3 é um pouco maior do que os seus antecessores, que tinham o tamanho de um cartão de crédito.
  • A antiga tela E Ink desapareceu e foi substituída por um painel OLED preto e branco de 3,92 polegadas.
  • Um dado interessante é que a primeira geração apresentava apenas um aparelho que fazia ligações.
  • Na segunda já era possível mandar mensagens.
  • E a terceira vem agora com vários outras funcionalidades.
  • Como você pôde ver nas imagens, essa tela inicial tem apenas algumas opções como ligações telefônicas, alarme, mapa, música e Bloco de Notas.
  • Outra diferença importante entre a segunda e a terceira gerações é a inclusão de uma câmera.
  • A frontal tem 8 megapixels e a traseira, 50.
  • O aparelho conta ainda com uma porta USB-C porque é o que todo mundo usa hoje em dia.
  • A promessa é que a bateria dure bastante tempo (mais de um dia).
  • O celular tem, por fim, um leitor de impressão digital, um processador Qualcomm SM 4450, 128 GB de armazenamento e 6 GB de memória RAM.
  • A Light também tem brincado com o ChatGPT e outras ferramentas de IA para ver se elas poderiam ser uma maneira de trazer mais informações aos usuários sem sujeitá-los a feeds de notícias intermináveis ​​e iscas de engajamento.
  • Mas ainda não há de IA generativa dentro do Light Phone 3.
Aparelho faz ligações, troca mensagens e nada muito além disso – Imagem: Divulgação/Light

Preço e disponibilidade

O novo telefone já está em pré-venda a caros US$ 399. E olha que esse é um preço promocional. O valor cheio deve ser de US$ 799, o que está perigosamente próximo do território dos smartphones completos.

A ideia da companhia, no entanto, é reduzir drasticamente esses valores. Mas, para isso, a marca precisa vender muitos exemplares.

publicidade

E aí, você trocaria o seu smartphone por um desses?

As informações são do The Verge.