O Waze, GPS social famoso entre os motoristas, revelou um diagnóstico feito a partir da experiência de condução de mais de 50 milhões de usuários em 32 países que criou o ‘Índice de satisfação do motorista’, mostrando quais são os melhores e piores lugares para dirigir.

O Brasil ficou entre os 15 piores países nos quesitos de nível de satisfação, índice de congestionamento, qualidade das vias, aspecto socioeconômico e felicidade. Contabilizando, os motoristas do Rio de Janeiro levam em média 38,4 minutos para irem de casa para o trabalho, enquanto os paulistanos levam 32,8 minutos.
Reprodução

Apesar de ser um dos países mais povoados do mundo, a Holanda teve o melhor resultado em um desempenho global e registrou a menor quantidade de trânsito. Ainda entre as primeiros melhores colocados estão Eslováquia, Suécia e República Tcheca, respectivamente, que marcaram uma experiência de condução leve e fácil. Estados Unidos e França registraram um dos tráfegos mais leves do mundo graças às dinâmicas de suas cidades pequenas e com boa infraestrutura.

As cidades de Phoenix e Arizona, nos Estados Unidos, registraram as melhores condições de trânsito do mundo, com poucos congestionamentos e motoristas satisfeitos. Manila, na Filipinas, marcou o pior tráfego do mundo, com as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Jakarta, na Indonésia, não muito atrás.

publicidade

A Grande São Paulo, no entanto, ocupou o primeiro lugar no quesito ‘Trânsito Seguro’, tendo a menor incidência de perigos.